A diabetes pode levar à formação de varizes?
Você quer saber se a diabetes pode levar à formação de varizes?
Quando falamos sobre diabetes, muitas vezes pensamos nos riscos associados à glicemia descontrolada, como complicações cardíacas, danos aos rins e problemas nos nervos.
Entretanto, uma dúvida que frequentemente surge entre as pacientes é se a diabetes pode também estar relacionada ao desenvolvimento de varizes.
Dessa forma, entender como essa condição pode influenciar a saúde das veias e se há uma conexão entre diabetes e a formação de varizes é essencial para adotar as melhores práticas de prevenção e tratamento.
O que é a diabetes e quais são os sintomas dessa condição?
Diabetes é uma condição crônica que se caracteriza por níveis elevados de glicose no sangue, resultantes da incapacidade do corpo em produzir insulina suficiente ou em utilizá-la de maneira eficaz.
A insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, permite que a glicose entre nas células do corpo para ser usada como fonte de energia.
Quando há uma deficiência ou ineficácia da insulina, a glicose se acumula no sangue, levando a um estado de hiperglicemia.
Os principais tipos de diabetes são:
- Diabetes Tipo 1: geralmente diagnosticada na infância ou adolescência, mas pode ocorrer em adultos. Requer administração diária de insulina;
- Diabetes tipo 2: o tipo mais comum de diabetes, geralmente desenvolvido em adultos, mas cada vez mais comum em crianças e adolescentes devido ao aumento da obesidade;
- Diabetes gestacional: ocorre durante a gravidez e geralmente desaparece após o parto, mas aumenta o risco de a mulher desenvolver diabetes tipo 2 no futuro.
Quais são os sintomas dessa condição?
Os sintomas podem variar dependendo do tipo de diabetes e da gravidade da hiperglicemia.
Entre os principais sintomas, podemos destacar:
- Sede excessiva;
- Fome intensa;
- Urinação frequente;
- Perda de peso inexplicável;
- Fadiga extrema;
- Visão embaçada;
- Feridas que demoram a cicatrizar;
- Infecções frequentes, como infecções urinárias ou de pele;
- Formigamento ou dormência nas mãos e pés.
A diabetes pode levar à formação de varizes?
A diabetes, por si só, não causa diretamente a formação de varizes.
No entanto, a condição pode contribuir para problemas circulatórios que, indiretamente, podem aumentar o risco de varizes em algumas pessoas.
Nesse sentido, a diabetes afeta a circulação sanguínea, especialmente em pessoas com controle inadequado dos níveis de glicose no sangue.
A hiperglicemia crônica pode danificar os vasos sanguíneos, incluindo as veias, e reduzir a eficiência do fluxo sanguíneo.
Isso pode levar a uma condição chamada insuficiência venosa crônica, onde o sangue tem dificuldade de retornar ao coração e tende a se acumular nas pernas.
Então, quando as veias das pernas são submetidas a uma pressão constante devido à má circulação, elas podem se dilatar e perder sua capacidade de bombear o sangue de forma eficaz, o que pode resultar em varizes.
Além disso, a diabetes pode aumentar o risco de obesidade e sedentarismo, que são fatores de risco conhecidos para a formação de varizes.

Como realizamos o tratamento das varizes em pacientes com diabetes?
O tratamento de varizes em pacientes com diabetes é possível e seguro, desde que sejam tomadas certas precauções.
Essencialmente, quando a diabetes está bem controlada, não há grandes restrições quanto ao tratamento das varizes.
Entretanto, devido às particularidades do diabetes, as intervenções cirúrgicas devem ser avaliadas com muito cuidado.
Em geral, preferimos evitar cirurgias convencionais, dando prioridade à escleroterapia, que envolve a injeção de medicamentos nas veias afetadas para destruí-las.
Este método é considerado bastante seguro e eficaz, pois não envolve cortes ou incisões maiores, reduzindo os riscos de complicações.
Nos casos em que as varizes estão em um estágio avançado e a cirurgia é inevitável, o tratamento de varizes com laser pode ser uma boa opção.
Esse tipo de cirurgia é minimamente invasiva e isento de cortes.
Ademais, independentemente do método escolhido, é essencial que o acompanhamento pós-operatório seja rigoroso para garantir uma recuperação adequada e evitar complicações.
Portanto, caso você possua diabetes e deseje fazer a prevenção ou o tratamento de varizes, agende uma consulta com um de nossos cirurgiões vasculares para um encaminhamento personalizado!