Após a cirurgia de varizes, é comum que as pacientes tenham dúvidas sobre o que esperar no período de recuperação, especialmente em relação ao desconforto nas pernas.
Embora o procedimento seja seguro e eficaz, o corpo passa por um processo natural de cicatrização, que pode gerar sintomas temporários.
Portanto, entender as causas desse incômodo e saber quando ele é considerado normal ou um sinal de alerta é fundamental para uma recuperação tranquila.
A cirurgia de varizes é um procedimento indicado para remover ou tratar veias dilatadas e disfuncionais, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo complicações, como dor, inchaço e úlceras venosas.
Entre as técnicas mais utilizadas, temos:
Cirurgia convencional
Na cirurgia convencional, conhecida como fleboextração ou safenectomia, realizamos pequenas incisões na pele, geralmente na virilha e na parte interna do joelho ou tornozelo.
Então, identificamos e isolamos a veia a ser removida, inserindo um fino cabo flexível ao longo de sua extensão.
Após isso, a veia é ligada e cortada, sendo retirada no sentido de cima para baixo.
Você quer saber se a cirurgia de varizes é perigosa? Acesse esse artigo em nosso blog e entenda melhor.
Cirurgia de varizes com Endolaser
A técnica de laser endovenoso é minimamente invasiva e utiliza tecnologia térmica para tratar as veias varicosas sem necessidade de grandes cortes.
O procedimento é guiado por ultrassom, permitindo a introdução de uma fibra óptica dentro da veia doente por meio de uma punção com agulha.
O laser emite pulsos de energia térmica, que aquecem e fecham a veia, promovendo sua oclusão total.
Esse método reduz o tempo de recuperação e minimiza o risco de complicações, como hematomas e infecções.
Na maioria dos casos, a paciente sai do hospital caminhando, com as pernas enfaixadas, podendo subir escadas e se alimentar normalmente.
Apesar dessa liberdade para alguns movimentos, pedimos para manter um período de repouso com as pernas elevadas.
Para microvarizes ou varizes sem comprometimento da veia safena, recomendamos um repouso de dois a cinco dias.
Já nos casos em que há tratamento da safena com endolaser, esse período pode variar entre quatro e sete dias, devido à inflamação controlada que ocorre na veia tratada.
Quer saber quando a retirada da safena é necessária para tratar varizes? Confira esse artigo em nosso blog!
Recomendamos caminhadas diárias desde o primeiro dia, evitando longos períodos sentada ou em pé.
Entretanto, é preciso evitar atividades de alto impacto, como corrida e musculação, de três a quatro semanas.
Além disso, é comum que a paciente sinta uma leve sensação de peso nas pernas, endurecimento da veia tratada e a formação de pequenos hematomas.
Para entender melhor a recuperação da cirurgia de varizes, acesse esse texto completo em nosso site!
Sim, é normal sentir algum desconforto ou dor nas pernas após a cirurgia de varizes, principalmente nos primeiros dias.
Esse incômodo ocorre devido ao processo natural de cicatrização e à inflamação controlada que acontece na região tratada, especialmente em procedimentos como o Endolaser.
A dor geralmente é leve a moderada e pode ser aliviada com o uso de meias de compressão, caminhadas leves e, se necessário, podemos prescrever analgésicos.
Além disso, é comum que a perna apresente inchaço, sensação de peso e até pequenos hematomas, que tendem a desaparecer nas semanas seguintes.
Porém, caso a dor seja intensa, persistente ou acompanhada de outros sintomas, como vermelhidão excessiva e endurecimento severo da região, é fundamental entrar em contato com o cirurgião vascular para descartar complicações, como trombose venosa ou infecção.
Ressaltamos que contar com um cirurgião vascular de confiança é essencial para garantir um procedimento seguro, um pós-operatório bem assistido e resultados satisfatórios.
Assim, caso você precise realizar uma cirurgia de varizes, agende sua consulta com um de nossos especialistas e cuide da saúde das suas pernas com segurança e tranquilidade!
Clínica Vascullare
Edifício Pedro Basso
R. Alm. Barroso, 1293, 12º Andar – SL 1201
Centro, Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3025-4003
WhatsApp: (45) 9 9992-9324
Ecografia Vascullare
Centro Clínico
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8000 Ramal 8654
WhatsApp: (45) 9 9116-9325
Centro Clínico
Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8001
WhatsApp: (45) 9 9116-9325
Policlínica Medianeira
Av. Soledade, 1993
Centro
Medianeira/PR
Telefone: (45) 3264-0960
WhatsApp: (45) 9 9969-1573
© Clínica Vascullare - 2021 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.