Quando tratamos as varizes, seja pela aplicação ou cirurgia, eliminamos aquela veia doente, que não voltará mais a se manifestar.
No entanto, caso a paciente não mude os hábitos que desencadeiam o surgimento das varizes, como por exemplo, o sedentarismo e a alimentação não saudável, esta condição poderá ocorrer novamente em outras veias.
Além disso, caso ela tenha uma predisposição genética, a chance de novas varizes ocorrerem também existe.
Se considerarmos que a cura significa que o problema nunca mais irá ocorrer com a paciente, infelizmente, podemos dizer que as varizes não têm cura.
O tratamento das varizes irá depender do seu nível de evolução e será definido com base em um diagnóstico detalhado. Hoje, contamos com várias técnicas, sendo as principais:
A escleroterapia de varicosidades, conhecida popularmente como “secagem de vasinhos”, é realizada de forma ambulatorial com auxílio da crioanalgesia (anestesia pelo frio).
Tratamento de microvarizes e vasinhos realizada com auxílio do VeinViewer (GPS vascular) e crioanalgesia.
Tratamento para varizes “grossas”, quadros mais avançados da doença varicosa. Consiste em um tratamento ambulatorial para varizes realizado com auxílio do aparelho de ultrassom (Ecodoppler), VeinViewer (GPS vascular) e crioanalgesia.
Apesar disso, não exige hospitalização e é um tratamento individualizado para cada pessoa.
A cirurgia de varizes convencional para a retirada de veias safenas comprometidas consiste na realização de duas incisões na pele, uma na região da virilha e outra na perna e, então, extração da veia doente.
Trata-se de um método que há mais de meio século tem seu destaque, sendo por muito tempo considerado uma ótima opção terapêutica no tratamento das varizes.
Todavia, seus efeitos indesejados como dor, hematomas (manchas roxas), cicatrizes, edema (inchaços) e necessidade de repouso prolongado, muitas vezes, não vão ao encontro com as expectativas dos pacientes.
A cirurgia através do endolaser (laser endovenoso) é um método minimamente invasivo, sem necessidade de incisões, no qual realizamos a cirurgia para tratar dilatações venosas, principalmente nas veias safenas e veias perfurantes.
Neste tratamento, fazemos a obliteração da veia pela energia do laser, sem a necessidade de remoção cirúrgica.
Realizamos uma punção com agulha guiada por ultrassom (sem incisões) através da qual introduzimos uma fibra óptica diretamente na veia.
Então, liberamos os pulsos de energia do laser ao longo da veia para promover sua oclusão total, minimizando os problemas do pós-operatório de uma cirurgia.
Como vantagens desse método, temos a diminuição significativa da dor, hematomas, inchaço e retorno precoce às suas atividades diárias habituais.
Apesar de termos muitas opções de tratamentos disponíveis, logo após realizá-los a prevenção será essencial!
Um acompanhamento com médico vascular para atuar na prevenção pode fazer toda a diferença, principalmente após ter feito algum tratamento para eliminá-las.
Assim, será possível avaliar o quadro de saúde da paciente e indicar as melhores medidas que, normalmente, envolvem mudanças no estilo de vida, por exemplo:
Não existe fórmula mágica!
As alterações nos hábitos, além de auxiliarem a redução das chances da ocorrência de varizes, irão contribuir para uma melhora na sua saúde como um todo!
Clínica Vascullare
Edifício Pedro Basso
R. Alm. Barroso, 1293, 12º Andar – SL 1201
Centro, Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3025-4003
WhatsApp: (45) 99992-9324
Ecografia Vascullare
Centro Clínico
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8000 Ramal 8654
WhatsApp: (45) 99116-9325
Centro Clínico
Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8001
WhatsApp: (45) 99116-9325
Policlínica Medianeira
Av. Soledade, 1993
Centro
Medianeira/PR
Telefone: (45) 3264-0960
WhatsApp: (45) 99969-1573
© Clínica Vascullare - 2021 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.