Consumo de sal e varizes: fica o alerta!
O consumo de sal em excesso pode resultar em vários problemas de saúde, como as varizes, e é exatamente este tema que abordaremos nesse texto!
As varizes são veias doentes que ficam dilatadas, causando dor, inchaço, além de incômodos estéticos.
Diversas são as causas para seu surgimento, dentre elas os hábitos de vida não saudáveis.
Consumo de sal e as varizes
O sal traz prejuízos para nossa circulação, pois leva ao acúmulo de líquido no corpo e dificulta o bombeamento adequado do sangue.
Lembrando que as varizes ocorrem quando as veias dos membros inferiores encontram dificuldades para mandar o sangue de volta ao coração, gerando o acúmulo no local e consequente deformidade dos vasos.
Então, o sal excesso pode tanto influenciar a ocorrência de varizes (principalmente para quem já tem predisposição genética), quanto piorar o quadro e os sintomas das pacientes que já sofrem com este problema.
Além disso, o consumo do sal em excesso traz outros problemas para nossa saúde:
- Hipertensão;
- Doenças cardiovasculares;
- AVC;
- Inchaço;
- Problema nos rins.
Qual a quantidade limite de sal por dia?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade limite de consumo de sódio por dia é de 2.000 mg, o que corresponde a cerca de 5g de sal (lembre-se que 40% do sal é composto de sódio).
No entanto, de acordo com a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), grande parte dos brasileiros consome mais do que 10g diários de sal.
Vale ressaltar que os alimentos industrializados carregam uma quantidade grande de sódio e também devem ser levados em consideração no cálculo.
Dicas para comer menos sal
Diante dessas informações, fica evidente a necessidade de reduzir o consumo de sal com intuito de garantir mais saúde e qualidade de vida!
Então, separamos algumas dicas importantes:
- Evite os industrializados e prefira alimentos frescos;
- Olhe na embalagem o teor de sódio dos produtos e opte pelos que têm menos sal;
- Use temperos para dar gosto na comida e reduzir o sal, como curry, pimenta, gengibre, cúrcuma, páprica, orégano, salsinha, etc.
Lembre-se que existem alimentos que parecem saudáveis, mas não são! Por exemplo, sopas e sucos instantâneos e alimentos congelados e enlatados em geral, até mesmo os light ou diet!
Então, se você é do time dos que adoram sal, é bom estar sempre atento ao limite de consumo diário para evitar problemas com sua saúde!
Caso esteja com dificuldades em adequar a alimentação, procure ajuda de um nutricionista e, se estiver sofrendo com as varizes, busque auxílio de um médico vascular!