Dor na panturrilha: pode ser problema vascular
Você sente dor na panturrilha? Esse é um sintoma comum que ocorre, principalmente, durante ou após a prática de atividade física.
Porém, além de problemas musculares, essa dor também pode ser causada por condições vasculares, quando há obstrução ou insuficiência do fluxo sanguíneo nas veias da região, por exemplo.
Assim, é fundamental estar atenta e buscar a ajuda do especialista caso a dor na panturrilha persista ou venha acompanhada de inchaço e desconforto.
Qual a importância da panturrilha?
A panturrilha é a região localizada na parte de trás da perna, entre o joelho e o tornozelo, popularmente conhecida como “batata da perna”.
Ela é formada por músculos, tendões, veias e artérias que atuam para manter a postura, o equilíbrio e nos auxiliam na locomoção.
Os músculos da panturrilha têm um importante papel na circulação sanguínea, funcionando como o "coração" das pernas.
Então, quando estamos em movimento, ocorre o bombeamento do sangue de volta ao coração.
Além disso, a força e a resistência dos músculos da panturrilha garantem a perfeita execução de inúmeras práticas esportivas, assim como as atividades da nossa rotina.
O que pode causar dor na panturrilha?
A dor na panturrilha pode ter inúmeras causas, não ficando restrita apenas aos praticantes de atividades físicas intensas.
Tanto pessoas ativas como sedentárias podem ser afetadas por esse desconforto.
Quando falamos de doenças vasculares, a causa da dor pode ser insuficiência venosa.
Nesse caso, as veias da panturrilha não estão conseguindo bombear o sangue adequadamente de volta ao coração, resultando em acúmulo de fluido nos vasos e, por consequência, varizes.
Assim, a maioria dos pacientes com dor na panturrilha ligados a problemas vasculares apresenta varizes nas pernas.
Outros sinais que podem acompanhar a dor na panturrilha e indicar condições mais graves incluem sintomas como inchaço, vermelhidão, sensação de queimação, além de dificuldade para mover a perna ou rigidez no local.
Dessa forma a dor na panturrilha pode ser causada pelas seguintes condições:
- Má circulação sanguínea;
- Trombose venosa profunda;
- Varizes;
- Lesão muscular;
- Doença arterial periférica;
- Insuficiência venosa crônica;
- Dor na panturrilha na gravidez.
Como tratar esse tipo de dor?

Algumas medidas simples podem ser adotadas para aliviar a dor na panturrilha, como por exemplo:
- Aplicar compressas de gelo na região;
- Repousar com as pernas elevadas;
- Fazer massagem no local;
- Realizar alongamentos;
- Beber bastante água;
- Consumir alimentos ricos em sódio e potássio.
Além disso, também pode-se utilizar medicamentos anti-inflamatórios ou relaxantes musculares para controlar a dor na panturrilha, porém, a receita médica e o encaminhamento do especialista são indispensáveis.
Contudo, caso a dor seja frequente e persistente, ou chegue acompanhada de outros sintomas, é essencial buscar ajuda.
Somente o cirurgião vascular poderá realizar um diagnóstico preciso e indicar o melhor tratamento para o seu caso, o que pode incluir exercícios de alongamento, uso de medicamentos, e, em casos mais graves, até mesmo intervenção cirúrgica.
Então, se você identificar qualquer desconforto anormal nas panturrilhas ou em outra região dos membros inferiores, agende uma consulta com o cirurgião vascular imediatamente!