Antes de mais nada, o nervo ciático conecta a coluna vertebral aos membros inferiores e, quando comprimido ou inflamado, pode desencadear dor ou perda de sensibilidade.
Muitas pessoas chegam até o especialista vascular relatando dor nas pernas e acreditando que o problema está relacionado a algum problema de circulação.
Porém, nem sempre o problema da paciente será varizes, e os casos de inflamação ou compressão do ciático são bem comuns.
O nervo ciático é o maior nervo do corpo. Assim, ele é responsável por controlar a força muscular na região da perna, panturrilha e pés, além das articulações do quadril, joelhos e tornozelos.
Ele se inicia no meio da nossa coluna vertebral e desce em direção aos glúteos, segue pela coxa e se divide em duas ramificações até os pés.
A dor no nervo ciático pode ser chamada também de ciatalgia e afeta o trecho do nervo ciático que está sendo comprimido ou inflamado.
Então, é uma dor intensa que pode até mesmo comprometer a capacidade da pessoa andar ou permanecer ereta. Assim, ela costuma ser pior pela manhã e aparece também quando a pessoa espirra, tosse ou faz força.
No geral, a dor no nervo ciático pode causar os seguintes sintomas:
A causa para essa dor pode ter diferentes condições, como: hérnia de disco, esporão ósseo, anomalias musculares, alterações articulares, tumores, entre outras.
Além do exame clínico para verificar os sintomas, exames de imagem podem ser solicitados para chegar em um diagnóstico correto.
Muitos pacientes, pela semelhança dos sintomas, podem confundir o problema no nervo ciático com a dor nas varizes.
Principalmente, quando a dor no nervo ciático se localiza nas pernas e o paciente tem já algum histórico médico com varizes ou predisposição genética.
Porém, a dor no ciático costuma ser mais aguda e acompanhada de formigamento ou dormência.
Enquanto as varizes causam uma dor em peso que vai piorando à medida que a pessoa continua em pé e tende a melhorar quando o paciente coloca as pernas para cima.
Recebemos muitos pacientes com queixa de dores nas pernas que alegam problema de varizes, mas, nem sempre, esse é o diagnóstico correto.
De qualquer forma, somente o cirurgião vascular será capaz de determinar a real fonte da dor do paciente e verificar se há alguma outra condição afetando o quadro de saúde como um todo.
Assim, em caso de dúvida, agende uma consulta com o especialista para que seja feito um diagnóstico correto e o devido encaminhamento, se for necessário!
Clínica Vascullare
Edifício Pedro Basso
R. Alm. Barroso, 1293, 12º Andar – SL 1201
Centro, Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3025-4003
WhatsApp: (45) 99992-9324
Ecografia Vascullare
Centro Clínico
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8000 Ramal 8654
WhatsApp: (45) 99116-9325
Centro Clínico
Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8001
WhatsApp: (45) 99116-9325
Policlínica Medianeira
Av. Soledade, 1993
Centro
Medianeira/PR
Telefone: (45) 3264-0960
WhatsApp: (45) 99969-1573
© Clínica Vascullare - 2021 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.