Além de provocar incômodos, incluindo dores, essas lesões são de difícil cicatrização e tratamento, exigindo ainda mais cuidados.
Nesse conteúdo, conheceremos mais sobre as feridas crônicas em paciente vascular, sua forma de tratamento, possíveis complicações e dicas de como prevenir esse problema.
As feridas crônicas em paciente vascular, também chamadas de úlcera venosa ou varicosa, são lesões na pele que não cicatrizam com facilidade em razão dos problemas circulatórios apresentados pelos pacientes.
Inclusive, pessoas com doenças vasculares possuem mais chances de apresentar esses ferimentos por conta da má circulação sanguínea.
O tratamento dessas feridas crônicas também pode ser bem difícil, sendo necessária uma abordagem multidisciplinar e a adoção de uma série de cuidados por parte da paciente.
A falta de tratamento adequado das feridas crônicas em paciente vascular pode ocasionar em complicações de saúde.
Por exemplo, a paciente pode enfrentar um quadro de infecção, especialmente se a lesão estiver aberta, assim como sofrer com dores persistentes, que impactam diretamente na sua qualidade de vida.
Dependendo do local das feridas, a paciente ainda pode ter sua capacidade de mobilidade limitada em razão das dores causadas pelas lesões.
Por serem de difícil cicatrização, o tratamento das feridas crônicas em paciente vascular pode ser longo e exige da paciente cuidado e bastante dedicação.
Afinal, a maioria das etapas desse tratamento depende exclusivamente do cumprimento das recomendações dadas pelo médico, sendo as mais comuns:
Além disso, para melhorar a circulação nas pernas, a paciente também deverá realizar um tratamento das varizes que atingem essa região.
Contudo, a abordagem mais adequada dependerá da análise de um cirurgião vascular, que tomará sua decisão com base no quadro atual da paciente e suas demais condições de saúde.
A melhor forma de prevenir as feridas crônicas em paciente vascular é com o tratamento das varizes antes que evoluam para casos mais graves, como essas lesões.
A paciente também deverá fazer algumas mudanças em seu estilo de vida, adotando hábitos e práticas mais saudáveis, como:
Pessoas obesas ou acima do peso adequado devem buscar reduzir os níveis de gordura no corpo.
Além disso, ao perceber o surgimento de varizes, todas as pacientes devem procurar o quanto antes um profissional preparado para atender seu quadro.
Em nossa clínica, possuímos um corpo médico especializado no tratamento de doenças vasculares.
Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!
Clínica Vascullare
Edifício Pedro Basso
R. Alm. Barroso, 1293, 12º Andar – SL 1201
Centro, Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3025-4003
WhatsApp: (45) 99992-9324
Ecografia Vascullare
Centro Clínico
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8000 Ramal 8654
WhatsApp: (45) 99116-9325
Centro Clínico
Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8001
WhatsApp: (45) 99116-9325
Policlínica Medianeira
Av. Soledade, 1993
Centro
Medianeira/PR
Telefone: (45) 3264-0960
WhatsApp: (45) 99969-1573
© Clínica Vascullare - 2021 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.