As varizes são veias doentes que, devido ao mal funcionamento, tornam-se dilatadas e tortuosas. Podem ter diversos níveis de gravidade conforme a evolução do quadro do paciente, o que influi diretamente no tipo de tratamento adotado.
Nos estágios iniciais, possuem menor calibre e, assim, podemos tratá-las com procedimentos mais simples.
Por isso, caso você identifique varizes, procure auxílio médico, mesmo que elas ainda não causem desconfortos ou sejam praticamente imperceptíveis.
A microcirurgia de varizes é um procedimento que podemos utilizar para tratar as veias varicosas superficiais ou reticulares. No geral, estas alterações surgem na lateral das coxas e pernas ou na parte posterior do joelho.
Então, fazemos micro incisões na pele da paciente e, com o auxílio de micro ganchos, removemos os vasos responsáveis por provocar as varizes mais superficiais.
Para se ter uma ideia, as incisões na pele são tão pequenas que não há a necessidade de pontos. Além disso, o procedimento leva cerca de 30 a 60 minutos e a paciente recebe alta no mesmo dia.
Uma dúvida comum é se retirar os vasos doentes afetará a circulação local. Este procedimento não traz nenhum prejuízo à circulação, já que as veias retiradas já não funcionavam corretamente e os vasos saudáveis permanecem funcionando normalmente.
A recuperação da microcirurgia de varizes é relativamente simples.
Em linhas gerais, indicamos repouso de 3 a 4 dias para garantir a cicatrização dos cortes e o retorno às atividades físicas deve ocorrer de 7 a 15 dias, a depender de cada caso.
Além disso, a paciente deverá evitar a exposição solar enquanto houver hematomas na região para evitar o surgimento de manchas.
Poderemos indicar também o uso de pomadas cicatrizantes ou meias compressivas, a depender de cada caso.
A definição do melhor tratamento para cada caso será individualizada e irá depender de diversos fatores, como o quadro de evolução das varizes e o estado de saúde geral da paciente.
Assim, a depender da situação, a microcirurgia poderá ser substituída pelo uso do laser transdérmico ou pela escleroterapia realizada com auxílio do VeinViewer (GPS vascular), um equipamento que nos fornece uma realidade aumentada dos vasinhos, permitindo encontrar o que nossos olhos não conseguem identificar.
Em todos os casos, devemos frisar a importância de tratar as microvarizes o quanto antes para evitar que elas evoluam para veias varicosas com maior calibre, que geram incômodos mais intensos e demandam um tratamento mais complexo.
Ou seja, caso você identifique pequenas varizes, procure o quanto antes o cirurgião vascular, mesmo que não sinta nenhum desconforto.
Assim, poderemos planejar um tratamento eficaz que gere a menor quantidade possível de incômodos e que ofereça impactos mínimos no seu dia a dia!
Clínica Vascullare
Edifício Pedro Basso
R. Alm. Barroso, 1293, 12º Andar – SL 1201
Centro, Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3025-4003
WhatsApp: (45) 99992-9324
Ecografia Vascullare
Centro Clínico
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8000 Ramal 8654
WhatsApp: (45) 99116-9325
Centro Clínico
Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8001
WhatsApp: (45) 99116-9325
Policlínica Medianeira
Av. Soledade, 1993
Centro
Medianeira/PR
Telefone: (45) 3264-0960
WhatsApp: (45) 99969-1573
© Clínica Vascullare - 2021 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.