Normalmente, elas possuem tamanhos entre 2 e 5 milímetros, e são intermediárias entre uma variz e as telangiectasias (também conhecidas como vasinhos)
Em sua maior parte, as microvarizes são assintomáticas, mas incomodam muito em sua estética, aparentando pequenos relevos na pele.
Não sabemos exatamente qual a motivação para as pessoas desenvolverem esse tipo de alteração, mas sabemos que este pode ser um problema hereditário e que os maus hábitos de vida também podem influenciar seu surgimento.
As microvarizes aparecem quando as veias dos membros inferiores não conseguem desempenhar seu papel de fazer com que o sangue retorne ao coração.
Então, o acúmulo de sangue nos vasos faz com que eles fiquem dilatados e tortuosos, dando origem às microvarizes.
Vale ressaltar que este ainda é um estágio inicial do problema que, se não receber o devido tratamento, pode evoluir para varizes mais calibrosas.
Existem alguns fatores que influenciam o desenvolvimento das microvarizes, por exemplo:
Existem algumas medidas que podemos adotar para tratar esta condição. Então, o ideal será procurar um médico vascular para avaliar as causas de seu surgimento e qual será o tratamento mais eficaz.
Mudanças no estilo de vida e algumas medidas mais simples podem trazer resultados satisfatórios nestes casos, por exemplo:
Além disso, um tratamento muito eficaz feito em consultório é a escleroterapia, que consiste na aplicação de um medicamento no local com o intuito de inflamar as paredes dos vasos e diminuir seu tamanho, provocando a eliminação gradual.
Para realizar este procedimento com mais eficácia, poderemos contar com o auxílio do VeinViewer (GPS vascular), um equipamento que nos fornece uma realidade aumentada dos vasinhos, permitindo encontrar o que nossos olhos não conseguem identificar.
Você poderá ler mais sobre a escleroterapia no nosso site!
Ressaltamos que, quanto menor o calibre dos vasos, mais simples e rápido será o tratamento demandando, por exemplo, uma menor quantidade de sessões.
Por isso, é fundamental tratar as microvarizes antes que elas evoluam e aumentem seu calibre.
Nem sempre será possível prevenir o surgimento das microvarizes, mas existem medidas que podem auxiliar.
Por exemplo, manter uma rotina de exercícios, cuidar para que o peso corporal esteja sempre dentro do limite e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são medidas muito importantes.
Além disso, não ficar frequentemente sentado ou em pé por períodos prolongados e usar a meia elástica também será fundamental.
Mas o mais importante será procurar auxílio de um médico vascular ao notar os primeiros sinais das microvarizes.
Assim, poderemos avaliar o problema e definir quais serão as medidas mais adequadas para cada paciente.
Clínica Vascullare
Edifício Pedro Basso
R. Alm. Barroso, 1293, 12º Andar – SL 1201
Centro, Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3025-4003
WhatsApp: (45) 9 9992-9324
Ecografia Vascullare
Centro Clínico
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8000 Ramal 8654
WhatsApp: (45) 9 9116-9325
Centro Clínico
Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8001
WhatsApp: (45) 9 9116-9325
Policlínica Medianeira
Av. Soledade, 1993
Centro
Medianeira/PR
Telefone: (45) 3264-0960
WhatsApp: (45) 9 9969-1573
© Clínica Vascullare - 2021 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.