A obesidade é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma epidemia moderna e traz uma série de malefícios para a saúde. Neste texto vamos falar sobre a relação entre a obesidade e as varizes.
Podemos definir a doença como como um acúmulo de gordura que ocorre, na maioria das vezes, quando o consumo de calorias é maior que a queima.
No Brasil, cerca de 55% da população tem excesso de peso, conforme pesquisa Vigitel realizada pelo Ministério da Saúde em 2018.
Diversos são os fatores que podem causar essa doença, por exemplo:
No entanto, o mais comum é que a doença seja causada pelos hábitos alimentares não saudáveis e sedentarismo.
Por exemplo, o consumo de alimentos ultraprocessados, com grande quantidade de gorduras e açúcares, é cada vez mais normal.
Além disso, o sedentarismo ainda está presente na vida de muitos brasileiros, o que faz com que o gasto energético desses indivíduos seja baixo e, possivelmente, não supere a ingestão de calorias.
A grande questão é que a obesidade traz inúmeros malefícios para a saúde, sendo essencial tratar esta doença.
Muitas complicações podem ocorrer em nossa saúde devido à obesidade, por exemplo:
Além disso, a obesidade pode causar baixa autoestima no paciente, desencadeando outros problemas, como ansiedade e depressão.
Além dos problemas de saúde já citados, a obesidade afeta nosso sistema circulatório e pode influenciar também o aparecimento de varizes nas pernas.
No geral, o excesso de peso e a maior quantidade de gordura entre os órgãos causa uma pressão sobre as veias e suas válvulas, dificultando seu bom funcionamento e o retorno de sangue ao coração.
Assim, parte do sangue fica parado nas veias das pernas, causando sua dilatação e dando origem às varizes.
Além disso, a obesidade tende a gerar um enfraquecimento da musculatura pélvica, importante para auxiliar o bombeamento do sangue dos membros inferiores até o coração.
Então, a falta de força muscular é mais um dos fatores que influencia a formação das varizes.
Diante disso, fica evidente a necessidade de combater esta doença e, assim, evitar tantas outras complicações associadas.
Sabemos que a obesidade é uma doença complexa e combatê-la não é uma tarefa fácil.
Então, é necessário que o paciente busque ajuda com uma equipe multidisciplinar, composta por endocrinologistas, médicos vasculares, nutricionistas, nutrólogos, educadores físicos, psicólogos, psiquiatras, dentre outros.
Assim, será preciso que o paciente passe por importantes mudanças no estilo de vida com a adoção de uma dieta equilibrada e um programa de exercícios físicos. Seguem algumas dicas:
Caso você esteja encontrando dificuldades em perder peso, não deixe de procurar ajuda dos profissionais adequados.
Além disso, saiba que as tecnologias atuais nos permitem tratar as varizes antes mesmo da perda completa de peso. Procure um médico vascular para te auxiliar.
Cuide sempre de sua saúde!
O post Obesidade e varizes: qual a relação? apareceu primeiro em Clínica Vascullare.
Clínica Vascullare
Edifício Pedro Basso
R. Alm. Barroso, 1293, 12º Andar – SL 1201
Centro, Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3025-4003
WhatsApp: (45) 99992-9324
Ecografia Vascullare
Centro Clínico
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8000 Ramal 8654
WhatsApp: (45) 99116-9325
Centro Clínico
Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8001
WhatsApp: (45) 99116-9325
Policlínica Medianeira
Av. Soledade, 1993
Centro
Medianeira/PR
Telefone: (45) 3264-0960
WhatsApp: (45) 99969-1573
© Clínica Vascullare - 2021 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.