A parede do vaso pode ter sido danificada, geralmente devido a um trauma ou um procedimento médico, permitindo que o sangue escape e forme um saco que se comunica com a corrente sanguínea.
Este fenômeno pode provocar questionamentos sobre a sua gravidade e as implicações para a saúde.
Então, acompanhe esse artigo para entender melhor a natureza do pseudoaneurisma, suas causas, sintomas e as opções de tratamento disponíveis.
Um pseudoaneurisma, também conhecido como aneurisma falso, é uma dilatação anormal de um vaso sanguíneo que ocorre quando há uma ruptura na parede do vaso.
Nesse caso, o sangue fica contido por um invólucro externo, formando uma bolsa que ainda se comunica com a corrente sanguínea.
Diferente de um aneurisma verdadeiro, que envolve todas as camadas da parede do vaso sanguíneo, o pseudoaneurisma não inclui uma camada contínua da parede vascular.
As causas de um pseudoaneurisma podem incluir:
Os sintomas de um pseudoaneurisma podem variar bastante, dependendo de sua localização e tamanho.
Em muitos casos, pseudoaneurismas pequenos podem não apresentar sintomas e serem descobertos apenas durante exames realizados por outros motivos.
Porém, quando sintomáticos, os pseudoaneurismas podem manifestar:
Além disso, é importante saber que pseudoaneurismas em áreas como o tórax ou abdômen podem pressionar estruturas adjacentes, causando sintomas como dificuldade para respirar, tosse, ou dor abdominal.
Para diagnosticar um pseudoaneurisma realizamos um exame físico, verificando sinais como inchaço ou dor na área afetada.
Em seguida, utilizamos a ecodoppler venoso para identificar o pseudoaneurisma, pois permite visualizar o fluxo sanguíneo e a estrutura do vaso.
Em situações onde são necessários mais detalhes, podemos recorrer também à tomografia computadorizada ou à ressonância magnética, especialmente se o pseudoaneurisma estiver em locais de difícil acesso por ultrassom.
Já o tratamento varia conforme o tamanho, a localização e os sintomas do pseudoaneurisma.
Pseudoaneurismas pequenos e assintomáticos podem ser apenas monitorados para observar mudanças ao longo do tempo.
Para casos mais ativos, podemos utilizar a compressão guiada por ultrassom, que é um método não invasivo.
Outra opção é a injeção de trombina diretamente no pseudoaneurisma, promovendo a coagulação e o fechamento do saco aneurismático.
Entretanto, em situações mais graves ou quando outros tratamentos são ineficazes, procedimentos cirúrgicos podem ser necessários para reparar a parede do vaso.
Assim, reforçamos que a escolha do tratamento deve ser cuidadosamente feita em conjunto com o cirurgião vascular, considerando os riscos e benefícios para a sua situação.
Em caso de dúvida ou ao notar qualquer sintoma relacionado ao pseudoaneurisma, agende uma consulta o quanto antes!
Clínica Vascullare
Edifício Pedro Basso
R. Alm. Barroso, 1293, 12º Andar – SL 1201
Centro, Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3025-4003
WhatsApp: (45) 99992-9324
Ecografia Vascullare
Centro Clínico
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8000 Ramal 8654
WhatsApp: (45) 99116-9325
Centro Clínico
Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8001
WhatsApp: (45) 99116-9325
Policlínica Medianeira
Av. Soledade, 1993
Centro
Medianeira/PR
Telefone: (45) 3264-0960
WhatsApp: (45) 99969-1573
© Clínica Vascullare - 2021 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.