As varizes, além de trazerem incômodos estéticos, são um problema circulatório. Ocorrem devido ao mau funcionamento das veias que não conseguem enviar o sangue de volta ao coração. Então, este sangue acaba se acumulando e causando deformidades nas veias.
Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre e isso irá influenciar diretamente o tratamento adotado.
Normalmente, quando as varizes já se encontram mais evoluídas, é necessário fazer uma cirurgia, que pode ser por via convencional ou com o endolaser.
Então, o foco da cirurgia será retirar as veias que estão com mau funcionamento, causando desconforto físico e alterações estéticas ao paciente.
O endolaser é um método minimamente invasivo através do qual realizamos a cirurgia para tratar as varizes.
Assim, com este procedimento eliminamos a veia doente pela energia do laser, sem a necessidade de remoção cirúrgica.
Para tal, fazemos uma punção na pele com agulha guiada por ultrassom através da qual introduzimos uma fibra óptica diretamente na veia. Então, liberamos os pulsos de energia do laser dentro da veia para promover sua oclusão total.
Já na cirurgia tradicional, fazemos cortes maiores na pele para conseguir acessar e retirar as varizes. Contudo, esses cortes lesionam a pele, músculos e nervos, que precisarão se recuperar.
Lembrando que a remoção de varizes não afeta o fluxo sanguíneo nas pernas. Isso porque, elas já eram veias doentes que não desempenhavam bem seu papel.
Além disso, temos em nosso corpo outras veias, principalmente as mais profundas, que passam a executar este trabalho.
Diversos são os benefícios do tratamento de varizes com laser.
Por exemplo, na grande maioria dos casos, a alta da paciente ocorre no mesmo dia e já é possível sair do hospital caminhando.
Então, indicamos repouso de 4 a 7 dias, mas neste período já será possível realizar as atividades do dia a dia com moderação.
Normalmente, o retorno no consultório para retirada de faixas e colocação da meia elástica ocorre 24 horas após o procedimento.
Além disso, podemos citar outras vantagens deste procedimento, quando comparado com a cirurgia convencional:
Ressaltamos que a escolha do método de tratamento dependerá da realização de um diagnóstico individualizado.
Ademais, quanto menos evoluídas estiverem as varizes, mais simples poderá ser a técnica adotada.
Então, caso esteja sofrendo com este problema, procure um cirurgião vascular o quanto antes!
Clínica Vascullare
Edifício Pedro Basso
R. Alm. Barroso, 1293, 12º Andar – SL 1201
Centro, Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3025-4003
WhatsApp: (45) 99992-9324
Ecografia Vascullare
Centro Clínico
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8000 Ramal 8654
WhatsApp: (45) 99116-9325
Centro Clínico
Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8001
WhatsApp: (45) 99116-9325
Policlínica Medianeira
Av. Soledade, 1993
Centro
Medianeira/PR
Telefone: (45) 3264-0960
WhatsApp: (45) 99969-1573
© Clínica Vascullare - 2021 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.