Varizes na adolescência: saiba mais sobre o assunto
Apesar de não ser tão comum, as varizes na adolescência podem ocorrer e costumam causar incômodos físicos e estéticos para a paciente.
As varizes e os vasinhos são condições que, normalmente, acometem homens ou mulheres dos 20 aos 70 anos.
No entanto, podem acometer pacientes jovens devido a uma série de fatores, principalmente por questões hereditárias.
Na maioria das vezes, isso não costuma causar maiores problemas na saúde da jovem, mas pode afetar significativamente sua autoestima.
Assim, ao notar as varizes na adolescência, será essencial procurar um médico vascular para avaliar o caso e, se necessário, fazer o tratamento adequado.
Por que as varizes na adolescência ocorrem?
Apesar de não ser tão comum, as varizes na adolescência podem ocorrer tanto em meninas como em meninos, sendo mais frequentes no sexo feminino.
Como dissemos, o primeiro motivo mais significativo para tal é a carga genética.
Além disso, pode ocorrer dos hormônios das primeiras menstruações propiciarem a formação das varizes e vasinhos.
Outro motivo é o uso de anticoncepcionais combinados que possuem estrógeno e progesterona, hormônios que podem prejudicar o sistema circulatório.
Diversos outros fatores podem também influenciar a ocorrência das varizes na adolescência, ainda que em menor intensidade, como o sobrepeso, tabagismo e sedentarismo.
Ademais, assim como para pessoas com idade superior, a gravidez antes dos 20 anos pode influenciar o surgimento de varizes e vasinhos.
Quais tratamentos para as varizes e vasinhos na adolescência?
Caso a ocorrência das varizes ou vasinhos estejam causando problemas para a saúde ou gerem queixas estéticas, seu tratamento é totalmente viável.
Atualmente, existem diversas tecnologias que permitem um tratamento menos invasivo e com rápida recuperação, por exemplo:
Crioescleroterapia com microespuma
Também conhecida como “secagem de vasinhos”, a crioescleroterapia é realizada na clínica com auxílio da crioanalgesia (anestesia pelo frio). É utilizada para tratamento de varicoses.
Crioescleroterapia ampliada com auxílio de realidade aumentada
Tratamento realizado na clínica com auxílio do VeinViewer (GPS vascular) e crioanalgesia. É uma opção mais cômoda por não necessitar de hospitalização para o tratamento de microvarizes associadas a varicoses.
Crioescleroterapia com espuma densa
Consiste em um tratamento ambulatorial para quadros mais avançados da doença varicosa. É realizado com auxílio de aparelhos de ultrassom (ecodoppler), de VeinViewer (GPS vascular) e de crioanalgesia. É utilizada para tratamento de varizes mais calibrosas associadas a varicoses.
Todos estes procedimentos são realizados na Clínica Vascullare com todo conforto e profissionalismo que nossos pacientes merecem.
Contamos com uma estrutura própria especializada para o tratamento de patologias das veias, a “Flebosuíte”, onde se encontram reunidas tecnologias modernas para um tratamento que associa resultados satisfatórios com bem estar.
Como prevenir as varizes na adolescência?
A prevenção das varizes pode iniciar na adolescência e será muito positiva, principalmente se existir histórico na família. Para tal, diversas medidas podem ser tomadas.
Inicialmente, é válido avaliar junto ao ginecologista o uso do anticoncepcional e, se necessário, adotar outros métodos contraceptivos, como o DIU, por exemplo.
Além disso, a prática de atividade física será muito benéfica para a circulação, bem como a dieta balanceada.
Outro ponto importante é evitar o tabagismo e as bebidas alcoólicas, pois ambos afetam o bom funcionamento das veias e artérias.
Recomendamos também evitar o uso de saltos muito altos por períodos prolongados e não usar roupas muito justas nas pernas, dificultando, assim, o retorno venoso.
No mais, recomendamos que, ao notar qualquer sinal de varizes na adolescência, a paciente procure o quanto antes o médico vascular.
Isso porque, o diagnóstico e tratamento precoces são muito importantes para a saúde e bem-estar da jovem.
O post Varizes na adolescência: saiba mais sobre o assunto apareceu primeiro em Clínica Vascullare.