Além de dores e inchaço, em alguns casos, existe o risco de desenvolver coágulos sanguíneos e outras complicações mais graves.
Assim, é muito importante conhecer os fatores de risco e as opções de tratamento para manter a saúde vascular e prevenir o agravamento das varizes.
Primeiramente, é preciso frisar que os nossos pés são responsáveis por suportar todo o nosso peso, assim, sofrem grande pressão do sistema circulatório.
As varizes nos pés são veias dilatadas e tortuosas que surgem nessa região e ocorrem devido a dificuldade do sangue retornar ao coração.
Então, essas veias ficam mais visíveis e proeminentes, causando dores e diferentes incômodos à paciente.
Nesse sentido, as varizes nos pés estão associadas aos seguintes sintomas:
Além disso, como as varizes no pé ficam sujeitas ao atrito com os sapatos, existe o risco de sangramento, lesão traumática e até mesmo tromboflebite (trombose em veia superficial).
As varizes no pé ocorrem quando as válvulas que controlam o fluxo sanguíneo nas veias não funcionam de forma adequada, então, o sangue se acumula nas veias e acontece a dilatação.
As varizes no pé se desenvolvem a partir de certos hábitos, por predisposição genética e pelo avanço natural da idade.
Assim, pessoas que precisam permanecer em pé por longos períodos ou aquelas com sobrepeso ou obesidade, estão mais sujeitas a desenvolverem a condição.
Além disso, questões hormonais e gestação são fatores que favorecem o aparecimento de varizes no pé e em outras partes dos membros inferiores das mulheres.
Se você tem predisposição ao desenvolvimento das varizes e/ou possui hábitos de vida não saudáveis, saiba que algumas medidas podem ajudar a evitar o aparecimento das varizes no pé, como por exemplo:
Primeiramente, é preciso diferenciar o tipo de varizes no pé, avaliar a condição de saúde da paciente e as suas queixas.
Assim, se as varizes no pé são superficiais, busca-se opções minimamente invasivas,
como a escleroterapia.
Dessa forma, evitamos procedimentos mais invasivos na região, diminuindo as chances de complicações.
Entretanto, se são varizes maiores e que oferecem riscos à paciente, é possível recorrer à intervenção cirúrgica.
Atualmente, contamos com a cirurgia por laser, que possibilita uma recuperação precoce.
Então, de qualquer forma, o primeiro passo para tratar varizes no pé ou em outras partes do corpo é marcar uma consulta com o cirurgião vascular.
Esse especialista irá avaliar o seu caso e indicará quais são os tratamentos mais adequados e cuidados necessários!
Clínica Vascullare
Edifício Pedro Basso
R. Alm. Barroso, 1293, 12º Andar – SL 1201
Centro, Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3025-4003
WhatsApp: (45) 99992-9324
Ecografia Vascullare
Centro Clínico
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8000 Ramal 8654
WhatsApp: (45) 99116-9325
Centro Clínico
Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8001
WhatsApp: (45) 99116-9325
Policlínica Medianeira
Av. Soledade, 1993
Centro
Medianeira/PR
Telefone: (45) 3264-0960
WhatsApp: (45) 99969-1573
© Clínica Vascullare - 2021 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.