Será que os vasinhos podem voltar? Esta é uma dúvida bastante comum e vamos falar sobre o assunto neste texto.
Os vasinhos, também conhecidos como telangiectasias, ocorrem quando os capilares sanguíneos da parte superficial da pele sofrem uma dilatação de suas paredes.
Então, passam a ter um aspecto avermelhado ou arroxeado e com disposição variável, ou seja, podem formar emaranhados ou ter aspecto de “aranhas vasculares” ou “em forma de rede”.
Os vasinhos se formam como consequência de alguma pressão exercida sobre os vasos sanguíneos, que acabam por sofrer uma dilatação de suas paredes.
Isso pode ocorrer, por exemplo, caso algum problema no sistema circulatório impeça o sangue de ser devidamente bombeado para o coração e, assim, se acumule nestes capilares.
Os principais fatores que desencadeiam a formação dos vasinhos são:
Na grande maioria dos casos, fazemos o tratamento dos vasinhos com a escleroterapia, popularmente conhecida como “secagem de vasinhos” ou “aplicação”.
Para realizar este procedimento, avaliamos as particularidades de cada paciente, sempre buscando um resultado que associe funcionalidade com um excelente resultado estético.
Então aplicamos medicamentos que irritam a camada interna da veia, levando a sua inflamação e consequente diminuição de seu tamanho, provocando sua eliminação gradual.
Podemos dizer que é muito difícil que os vasinhos que foram eliminados com a escleroterapia retornem.
No entanto, isso não quer dizer que novos vasinhos não possam aparecer.
Devemos sempre pensar nos motivos pelos quais uma pessoa desenvolveu esta condição e, então, atuar sobre estas causas.
Por exemplo, caso a paciente tenha feito uma secagem de vasinhos, mas não tenha hábitos de vida saudáveis, não cuide da alimentação e não pratique atividades físicas, é muito provável que novos vasinhos surjam em uma outra área do seu corpo.
Assim, devemos deixar claro que os tratamentos para eliminar vasinhos ou varizes são pontuais.
Já este problema é complexo e pode, inclusive, ter mais de uma causa. Por isso, é essencial procurar um médico vascular qualificado para avaliar seu caso.
Um tratamento completo visa não só pensar na execução do procedimento para eliminar os vasinhos, mas também avaliar o que pode ser feito para melhorar a saúde da paciente como um todo.
Se cuide!
O post Será que os vasinhos podem voltar? apareceu primeiro em Clínica Vascullare.
Clínica Vascullare
Edifício Pedro Basso
R. Alm. Barroso, 1293, 12º Andar – SL 1201
Centro, Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3025-4003
WhatsApp: (45) 99992-9324
Ecografia Vascullare
Centro Clínico
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8000 Ramal 8654
WhatsApp: (45) 99116-9325
Centro Clínico
Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8001
WhatsApp: (45) 99116-9325
Policlínica Medianeira
Av. Soledade, 1993
Centro
Medianeira/PR
Telefone: (45) 3264-0960
WhatsApp: (45) 99969-1573
© Clínica Vascullare - 2021 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.