Atualmente, contamos com dois principais tipos de cirurgia de varizes: a cirurgia convencional e a cirurgia com endolaser, sendo este último o procedimento de escolha, na maioria dos casos.
A cirurgia convencional de varizes consiste na realização de duas incisões na pele, uma na região da virilha e outra na parte interna do joelho ou anterior do tornozelo.
Então, identificamos e isolamos as veias a serem retiradas e introduzimos um fino cabo de aço por toda a extensão da mesma até a virilha.
Logo após, realizamos a ligadura e o corte da veia, fazendo em seguida a sua extração no sentido de cima para baixo.
Já a cirurgia pelo endolaser (laser endovenoso) é um procedimento minimamente invasivo, no qual realizamos uma punção da veia a ser tratada com agulha guiada por ultrassom e introduzimos uma fibra óptica diretamente no local.
Então, liberamos os pulsos de energia do laser ao longo da veia para promover sua oclusão total.
Neste ponto, ressaltamos que, quando realizadas por cirurgião vascular capacitado, as cirurgias em questão apresentam poucos riscos para a paciente e não são perigosas.
No entanto, o procedimento com endolaser é menos invasivo, oferece menores riscos e uma recuperação mais simples em comparação à cirurgia tradicional.
Por exemplo, este procedimento proporciona uma diminuição expressiva da dor, hematomas, inchaço e retorno precoce às suas atividades diárias habituais.
Além disso, esta técnica permite um tratamento sem necessidade de internação prolongada ou anestesias mais complexas. Normalmente, a paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia.
Em todos os casos, seguir à risca as orientações do médico no pós-operatório é fundamental para reduzir os riscos de complicações, como as infecções e a trombose, apesar deles serem bastante baixos nestas cirurgias.
Você poderá ler mais sobre o pós-operatório da cirurgia de varizes no nosso blog.
Como vimos, a cirurgia de varizes, apesar de ser um procedimento importante, não oferece maiores perigos e complicações.
Então, não postergue sua realização por receio. Procure um cirurgião vascular de confiança e cuide da sua saúde.
Com diagnóstico e planejamento adequados, as chances de sucesso do procedimento são muito maiores que seus riscos!
Clínica Vascullare
Edifício Pedro Basso
R. Alm. Barroso, 1293, 12º Andar – SL 1201
Centro, Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3025-4003
WhatsApp: (45) 9 9992-9324
Ecografia Vascullare
Centro Clínico
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8000 Ramal 8654
WhatsApp: (45) 9 9116-9325
Centro Clínico
Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8001
WhatsApp: (45) 9 9116-9325
Policlínica Medianeira
Av. Soledade, 1993
Centro
Medianeira/PR
Telefone: (45) 3264-0960
WhatsApp: (45) 9 9969-1573
© Clínica Vascullare - 2021 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.