Acesso para quimioterapia: entenda
O acesso para quimioterapia é um dispositivo intravenoso colocado para a administração de medicamentos e coleta de sangue em pacientes oncológicos.
Seu principal objetivo é evitar os efeitos dos medicamentos quimioterápicos nas veias dos braços, visando maior segurança na infusão destas substâncias durante o tratamento.
Isso porque, a aplicação constante dos medicamentos pode causar inflamação das veias dos braços, dor e dificuldades futuras em puncioná-las.
Quando ele é necessário?
Quando o médico indica a colocação de um cateter para quimioterapia, o objetivo principal é o de garantir a segurança do paciente durante o tratamento.
Isso porque, o uso constante das veias dos braços e a aplicação de medicamentos agressivos podem danificá-las, inclusive, dificultando a retirada de sangue.
Além disso, outra complicação que pode acontecer é o extravasamento do medicamento pelo fato das veias não suportarem a alta demanda e a consequente necrose dos tecidos ao redor.
Então, instalar um cateter em uma veia mais calibrosa acaba sendo necessário.
Como acontece a colocação do acesso para quimioterapia?
Este é um procedimento feito pelo cirurgião vascular dentro do centro cirúrgico, sob anestesia local com ou sem sedação do paciente.
Geralmente, o inserimos embaixo da clavícula na veia cava superior, que é bastante calibrosa, mas isso poderá variar conforme cada caso.
Então, o procedimento leva cerca de 30 minutos a uma hora e a alta ocorre no mesmo dia. Inclusive, a equipe já poderá usar o cateter logo após sua colocação, caso seja necessário.

O acesso fica completamente embaixo da pele, sem nenhuma exposição. Ou seja, não atrapalhará a rotina do paciente, que poderá dormir ou se movimentar sem grandes restrições.
No geral, este acesso pode ser utilizado tanto para a administração de medicamentos ou coleta de sangue e é necessário fazer uma assepsia rigorosa do local a cada punção.
Além disso, o paciente sente uma leve picada para a aplicação, que diminuirá gradativamente.
Vantagens do uso do acesso
A colocação do acesso traz uma série de vantagens, por exemplo:
- Reduz a ocorrência de flebites, trombose venosa e necrose dos tecidos do braço por extravasamento do medicamento;
- Menor taxa de infecção;
- Evita punções frequentes nos braços e uso de curativos;
- Traz conforto e mobilidade ao paciente;
- Possui alta durabilidade, até cerca de 2.000 punções.
Eventualmente, algumas complicações poderão ocorrer na aplicação do acesso, como a formação de coágulos, infecções e deslocamento do cateter.
No entanto, elas são mais raras e podem ser contornadas com uso de medicamentos adequados e acompanhamento médico.
Por isto, é muito importante buscar por um cirurgião vascular experiente que seja apto a realizar este procedimento e dar todas as orientações necessárias ao paciente!