Endovascular: modernidade no tratamento de doenças
A especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular é responsável, primordialmente, por pacientes com doenças relacionadas aos vasos sanguíneos. A Cirurgia Endovascular é uma subespecialidade que, como o próprio nome indica, consiste na realização de cirurgias por dentro dos vasos.
Essa modalidade de cirurgia vem a cada ano dispondo de novas técnicas e materiais que permitem uma cirurgia mais segura, menos agressiva, e com resultados mais satisfatórios.
Dessa forma, proporciona um aumento significativo na sobrevida de pacientes que, num passado não muito distante, provavelmente estariam sem opções terapêuticas ou com tratamento de elevado risco cirúrgico.
Quais as vantagens da cirurgia endovascular?
A principal vantagem da cirurgia endovascular em comparação à cirurgia tradicional é o menor trauma cirúrgico, pois não exige grandes incisões.
Assim, é possível diminuir o tempo da cirurgia (intervenção), reduzir o tempo de internação, acelerar o tempo de recuperação, reduzir os riscos da cirurgia e as complicações inerentes ao ato cirúrgico.
Tudo isso favorece um retorno mais rápido às atividades habituais, de lazer e de trabalho.
Como fazemos a cirurgia endovascular?
O procedimento é feito, mais comumente, pelo cateterismo (punção) dos vasos ou, ainda, pequenas incisões cirúrgicas, preferencialmente na virilha (acesso femoral) ou no membro superior.
No geral, fazemos a maioria dos procedimentos sob anestesia local e utilizamos outras anestesias conforme necessidade, mas sempre com acompanhamento do anestesiologista.
Quais doenças podemos tratar?
Diversas são as doenças que podemos tratar com a cirurgia endovascular, por exemplo:
- Obstruções de artérias do pescoço (carótidas), rins, membros superiores, inferiores e abdome – tratamento com angioplastias e stents;
- Obstruções de veias de membros, abdome e tórax (trombose venosa e embolia pulmonar) – tratamento com trombólises e angioplastias;
- Miomas uterinos e tumores renais, entre outros tipos de tumores – tratamento com embolizações;
- Aneurismas (dilatações) de aorta abdominal e torácica – tratamento com endopróteses;
- Aneurismas (dilatações) em artérias viscerais e em artérias dos membros superiores e inferiores – tratamento com embolizações e stents revestidos.
Assim, podemos afirmar que a cirurgia endovascular segue a tendência da medicina moderna, que busca ser cada vez menos invasiva.
O post Endovascular: modernidade no tratamento de doenças apareceu primeiro em Clínica Vascullare.