Varizes e vasinhos atormentam a maioria das mulheres e uma boa parte da população masculina.
Assim, muito se fala sobre o que os provocam e como evitar, mas mesmo assim, muita gente ainda tem dúvidas sobre as causas e efeitos desse problema.
Então, confira abaixo o que é verdade e o que você não precisa se preocupar:
MITO: Não há nenhuma relação entre o uso frequente de salto com o surgimento de varizes e vasinhos. A causa mais comum das varizes dos membros inferiores é a hereditariedade.
MITO: Não há evidências científicas que mostre que essa ação seja um fator relevante no aparecimento das varizes.
MITO: A musculação apenas deixa as veias mais visíveis. Então, quem já tem varizes pode ficar com suas veias varicosas mais aparentes, mas ela não causa o problema. Muito pelo contrário, manter uma rotina com atividade física só contribui para a saúde.
MITO: Não há nenhuma evidência científica que mostre que essa ação seja um fator relevante no aparecimento de varizes e vasinhos. Então, pode continuar a manter suas pernas lisinhas sem nenhum problema.
MITO: Exercícios não são fatores desencadeantes de varizes. Além disso, eles podem ajudar na redução da dor e do inchaço nas pernas por movimentarem o músculo da panturrilha, que é considerado o nosso segundo coração, auxiliando no retorno do sangue.
VERDADE: A permanência em pé é um dos fatores desencadeantes das varizes para quem tem predisposição genética para o problema.
VERDADE: A obesidade também é um dos fatores que podem influenciar no aparecimento precoce das varizes. No entanto, isso vale para pessoas com uma predisposição genética para o problema.
VERDADE: A doença varicosa, seja ela do tamanho que for, não pode ser considerada apenas um problema estético. Isso porque, quando não tratadas, as varizes podem desencadear, ao longo da vida, sérios problemas de saúde, por exemplo a tromboflebite, úlceras, trombose venosa e até embolia pulmonar.
VERDADE: Devido ao hormônio feminino, a progesterona, que favorece a dilatação das veias, as mulheres são as maiores vítimas das varizes. Mas, as varizes também podem acometer os homens.
Há poucos estudos científicos sobre a ação dos cremes em pacientes com varizes e vasinhos, não há nenhum estudo científico que mostra que o uso de qualquer uma dessas substâncias como: Cânfora, Menta, Centelha Asiática, normalmente presente nos cremes, sejam capazes de reduzir as varizes e vasinhos.
Isso porque, se você tem varizes e vasinhos, as alterações na parede dos seus vasos já estão instaladas e não há como modificá-las.
Então, busque uma avaliação com o cirurgião vascular para que ele identifique o melhor tratamento para o seu caso.
O post Varizes e vasinhos: Mitos e Verdades apareceu primeiro em Clínica Vascullare.
Clínica Vascullare
Edifício Pedro Basso
R. Alm. Barroso, 1293, 12º Andar – SL 1201
Centro, Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3025-4003
WhatsApp: (45) 99992-9324
Ecografia Vascullare
Centro Clínico
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8000 Ramal 8654
WhatsApp: (45) 99116-9325
Centro Clínico
Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8001
WhatsApp: (45) 99116-9325
Policlínica Medianeira
Av. Soledade, 1993
Centro
Medianeira/PR
Telefone: (45) 3264-0960
WhatsApp: (45) 99969-1573
© Clínica Vascullare - 2021 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.