Varizes nas pernas: saúde e beleza ao seu alcance
As varizes nas pernas é um problema muito comum que atinge a maioria das mulheres e muitos homens também.
Apesar de acontecer com frequência, esta é uma doença que ainda tem inúmeros mitos ao seu respeito, sendo talvez o mais comum relacionado aos índices de recorrência.
Muitas pacientes chegam à consulta com uma ideia pré-estabelecida: “não adianta operar as varizes que elas voltam”.
Todavia, se analisarmos com mais calma, veremos que a grande maioria das recidivas ocorre devido à falta de planejamento adequado.
Então, devemos fazer este planejamento a partir do exame de Ecodoppler prévio para mapear varizes internas.
Além disso, inúmeras dessas pacientes realizam suas cirurgias com médicos não especialistas em Cirurgia Vascular.
Tal atitude é um ato irresponsável que pode trazer resultados ruins e sequelas irreversíveis.
Quando começar a tratar as varizes nas pernas?
Mulheres com varizes muitas vezes limitam seus hábitos sociais por constrangimento na exposição das suas pernas.
Assim, o mais indicado é que o tratamento se inicie à medida que surgirem os primeiros vasinhos indesejáveis nas pernas.
Nossa sugestão é que você faça uma avaliação com o especialista assim que notar os primeiros sinais. Isso porque, quanto mais precoce for o seu tratamento, melhor e mais rápido será o resultado.
Fique tranquila, pois as técnicas estéticas modernas no tratamento das varizes garantem excelentes resultados.
A cirurgia de varizes é perigosa? E a anestesia?
Não, a cirurgia de varizes não é um procedimento perigoso. Na realidade, é um procedimento simples e de baixíssimo risco.
A paciente se interna e vai para casa no mesmo dia, desde que seja realizada em ambiente hospitalar adequado e com médico especialista.
Além disso, o procedimento anestésico é muito tranquilo, variando de anestesia local até locoregional (raquianestesia), em que a paciente tem a opção de ser sedada durante o procedimento e permanecer dormindo.
Quais as técnicas mais utilizadas para tratamento das varizes nas pernas?
Diversas são as possibilidades de tratamento de varizes nas pernas e a escolha correta irá depender de cada caso, por exemplo:
Escleroterapia química: Conhecida por muitos como “aplicação” a utilizamos para as varizes de calibre muito pequeno (telangictasias ou varicoses). Consiste na injeção de substâncias esclerosantes com o objetivo de ocluir esses vasinhos, ocasionando seu desaparecimento. Assim, é uma técnica eficaz e com excelentes resultados, quando realizada por especialistas experientes.
Microcirurgia: Indicada para microvarizes, ou seja, as veias reticulares que formam trajetos azulados que frequentemente se comunicam e nutrem as varicoses. Pode ser feita em hospital dia ou na própria clínica com anestesia local. Além disso, o paciente retorna para casa imediatamente, fazendo 2 dias de repouso.
Cirurgia de Varizes: Indicada para varizes maiores. A cirurgia hoje é personalizada, ou seja, planejada individualmente para cada paciente dependendo das características da sua doença varicosa. Realizamos este procedimento através de mini-incisões puntiformes e as varizes que retiramos não provocam danos à circulação e não retornam. A recuperação é rápida e praticamente sem dor no pós-operatório. Além disso, a retirada da veia safena quando indicada, não traz malefício para a circulação.
Cirurgia de varizes com laser endovenoso (EVLT): O laser é um grande avanço no tratamento de varizes. Neste tratamento não é necessário remover a safena. O tratamento a laser é mais simples, menos agressivo e possui inúmeras vantagens.
É importante frisar que devemos planejar toda cirurgia de varizes. Além disso, a escolha para o tratamento depende das veias atingidas e apenas um especialista capacitado em cirurgia vascular pode indicar o melhor método.
O post Varizes nas pernas: saúde e beleza ao seu alcance apareceu primeiro em Clínica Vascullare.