Embolização de miomas uterinos: entenda o procedimento
A embolização de miomas, também conhecido como embolização da artéria uterina, é um tratamento que apresenta bons resultados, sendo uma opção para mulheres que desejam preservar o útero.
Os miomas uterinos são tumores benignos formados por tecido muscular e fibroso, ocorrendo mais frequentes em mulheres em idade fértil.
Na maioria dos casos são assintomáticos e, geralmente, a ginecologista acaba por diagnosticá-los em exames de rotina.
Em grande parte dos casos, os miomas não demandam tratamento, somente acompanhamento regular. No entanto, caso eles causem sintomas para a mulher, o tratamento será necessário.
Sintomas dos miomas uterinos
Como dissemos, nem todos os miomas causam sintomas. Todavia, quando causam, os incômodos dependerão do tamanho, quantidade e localização dos miomas, sendo os principais:
- Cólica;
- Aumento do fluxo menstrual;
- Menstruação prolongada ou sangramento fora do período menstrual;
- Vontade urgente e frequente de urinar ou dificuldade de evacuar;
- Aumento do volume do abdome, caso a paciente tenha miomas múltiplos ou volumosos;
- Infertilidade;
- Abortamentos.
Então, caso a paciente sinta qualquer um desses desconfortos, será essencial consultar sua ginecologista.
Assim, a depender do diagnóstico e possibilidade de tratamentos, a médica indicará a consulta com um cirurgião vascular.
Embolização dos miomas uterinos
O tratamento dos miomas irá depender de uma série de fatores, como a idade da paciente, a quantidade e localização dos miomas, e o desejo ou não de gestação.
Então, quando a mulher deseja preservar o útero ou tem contraindicações para realização de cirurgias, a embolização dos miomas pode ser uma opção.
Este é um procedimento minimamente invasivo no qual inserimos um pequeno cateter em uma artéria da virilha pelo qual fazemos a injeção de microesferas para interromper o fluxo de sangue que alimenta o mioma.
Assim, bloqueamos o suprimento de sangue aos miomas, ocasionando na sua morte e redução de tamanho.
Após a realização da embolização, a paciente poderá sentir cólicas, que controlamos com medicamentos.
O alívio dos sintomas causados pelos miomas pode levar de duas a três semanas após o procedimento. Além disso, os miomas continuarão a encolher ao longo do tempo, estabilizando o quadro em cerca de 6 meses.

Vantagens do procedimento
Este tratamento apresenta algumas vantagens, por exemplo:
- Não é necessário anestesia geral;
- Não realizamos nenhuma incisão cirúrgica, somente uma punção na virilha;
- Realizamos o tratamento com a paciente consciente,
- A alta ocorre, geralmente, no dia seguinte;
- A recuperação é mais rápida e menos dolorosa se compararmos com a cirurgia convencional.
Entretanto, devemos destacar que, segundo dados da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), apesar deste procedimento ser definitivo e muito eficaz para redução do sangramento e do tamanho do mioma, o risco de reabordagem fica em 15% a 20% após embolização bem-sucedida.
Além disso, ainda são necessários mais estudos para avaliar o impacto da embolização de miomas na reserva ovariana e fertilidade da mulher, mas existem diversos casos de gestações saudáveis em pacientes que passaram pelo procedimento.
Por isso, sua indicação deverá ser avaliada com cautela pela ginecologista e o cirurgião vascular.
Então, o mais importante será procurar ajuda médica ao sentir desconfortos na região. Somente assim será possível avaliar o quadro e indicar o melhor tratamento para o seu caso!