Os miomas uterinos são tumores benignos formados por tecido muscular e fibroso, ocorrendo mais frequentes em mulheres em idade fértil.
Na maioria dos casos são assintomáticos e, geralmente, a ginecologista acaba por diagnosticá-los em exames de rotina.
Em grande parte dos casos, os miomas não demandam tratamento, somente acompanhamento regular. No entanto, caso eles causem sintomas para a mulher, o tratamento será necessário.
Como dissemos, nem todos os miomas causam sintomas. Todavia, quando causam, os incômodos dependerão do tamanho, quantidade e localização dos miomas, sendo os principais:
Então, caso a paciente sinta qualquer um desses desconfortos, será essencial consultar sua ginecologista.
Assim, a depender do diagnóstico e possibilidade de tratamentos, a médica indicará a consulta com um cirurgião vascular.
O tratamento dos miomas irá depender de uma série de fatores, como a idade da paciente, a quantidade e localização dos miomas, e o desejo ou não de gestação.
Então, quando a mulher deseja preservar o útero ou tem contraindicações para realização de cirurgias, a embolização dos miomas pode ser uma opção.
Este é um procedimento minimamente invasivo no qual inserimos um pequeno cateter em uma artéria da virilha pelo qual fazemos a injeção de microesferas para interromper o fluxo de sangue que alimenta o mioma.
Assim, bloqueamos o suprimento de sangue aos miomas, ocasionando na sua morte e redução de tamanho.
Após a realização da embolização, a paciente poderá sentir cólicas, que controlamos com medicamentos.
O alívio dos sintomas causados pelos miomas pode levar de duas a três semanas após o procedimento. Além disso, os miomas continuarão a encolher ao longo do tempo, estabilizando o quadro em cerca de 6 meses.
Este tratamento apresenta algumas vantagens, por exemplo:
Entretanto, devemos destacar que, segundo dados da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), apesar deste procedimento ser definitivo e muito eficaz para redução do sangramento e do tamanho do mioma, o risco de reabordagem fica em 15% a 20% após embolização bem-sucedida.
Além disso, ainda são necessários mais estudos para avaliar o impacto da embolização de miomas na reserva ovariana e fertilidade da mulher, mas existem diversos casos de gestações saudáveis em pacientes que passaram pelo procedimento.
Por isso, sua indicação deverá ser avaliada com cautela pela ginecologista e o cirurgião vascular.
Então, o mais importante será procurar ajuda médica ao sentir desconfortos na região. Somente assim será possível avaliar o quadro e indicar o melhor tratamento para o seu caso!
Clínica Vascullare
Edifício Pedro Basso
R. Alm. Barroso, 1293, 12º Andar – SL 1201
Centro, Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3025-4003
WhatsApp: (45) 99992-9324
Ecografia Vascullare
Centro Clínico
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8000 Ramal 8654
WhatsApp: (45) 99116-9325
Centro Clínico
Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8001
WhatsApp: (45) 99116-9325
Policlínica Medianeira
Av. Soledade, 1993
Centro
Medianeira/PR
Telefone: (45) 3264-0960
WhatsApp: (45) 99969-1573
© Clínica Vascullare - 2021 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.