Dizemos que a mulher está na menopausa quando sua menstruação cessa definitivamente por um período de 12 meses consecutivos.
Então, neste momento, temos o fim da vida reprodutiva e os ovários param de produzir os principais hormônios femininos, o estrogênio e a progesterona.
Normalmente, a menopausa tende a ocorrer entre os 45 e 55 anos, sendo o mais comum após os 50 anos de idade, e traz uma série de alterações na saúde e na vida da mulher, sendo um momento que merece atenção.
A falta dos hormônios produzidos pelos ovários traz uma série de consequências para a saúde, por exemplo:
Além disso, a falta do estrogênio pode afetar a pele, bem como os vasos sanguíneos, que ficam mais frágeis.
Neste ponto, devemos lembrar que as varizes são veias doentes que, devido ao mau funcionamento e à dificuldade de mandar o sangue de volta ao coração, tornam-se dilatadas e tortuosas.
Quando a mulher entra na menopausa, as diversas alterações hormonais pelas quais ela passa favorecem o surgimento ou agravamento das varizes.
Isso porque, principalmente a falta do estrogênio, afeta as paredes das veias, fazendo com que elas fiquem mais suscetíveis ao enfraquecimento e inflamação.
Além disso, um dos sintomas da menopausa é a perda de massa muscular, o que torna os músculos em geral mais fracos (inclusive os da panturrilha), dificultando o retorno sanguíneo ao coração.
Assim, esses fatores favorecem significativamente o surgimento de varizes ou o agravamento daquelas já existentes.
Então, se não receberem o devido tratamento, essas veias já comprometidas podem acarretar em casos mais graves, como inflamações (flebites), trombose venosa ou dermatite ocre.
Dessa forma, recomendamos que a paciente trate devidamente as varizes já existentes para evitar a piora do quadro, realize exames para avaliar a circulação e adote medidas de prevenção das varizes.
Apesar da menopausa demandar maior atenção no que se refere às varizes, a prevenção deste problema não é muito diferente do que em outras fases da vida da paciente.
Assim, a mulher poderá adotar uma série de medidas, por exemplo:
Além disso, fazer o check up com médico vascular regularmente é essencial nesta etapa.
Por isso, caso você esteja na menopausa, não deixe sua saúde vascular de lado. Isso poderá fazer toda a diferença para sua saúde e qualidade de vida!
Clínica Vascullare
Edifício Pedro Basso
R. Alm. Barroso, 1293, 12º Andar – SL 1201
Centro, Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3025-4003
WhatsApp: (45) 99992-9324
Ecografia Vascullare
Centro Clínico
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8000 Ramal 8654
WhatsApp: (45) 99116-9325
Centro Clínico
Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8001
WhatsApp: (45) 99116-9325
Policlínica Medianeira
Av. Soledade, 1993
Centro
Medianeira/PR
Telefone: (45) 3264-0960
WhatsApp: (45) 99969-1573
© Clínica Vascullare - 2021 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.