Menopausa e varizes: qual a relação?
Estou na menopausa, minhas varizes podem piorar? Esta é uma dúvida recorrente das pacientes e explicamos o assunto neste texto.
Dizemos que a mulher está na menopausa quando sua menstruação cessa definitivamente por um período de 12 meses consecutivos.
Então, neste momento, temos o fim da vida reprodutiva e os ovários param de produzir os principais hormônios femininos, o estrogênio e a progesterona.
Normalmente, a menopausa tende a ocorrer entre os 45 e 55 anos, sendo o mais comum após os 50 anos de idade, e traz uma série de alterações na saúde e na vida da mulher, sendo um momento que merece atenção.
Quais são os principais sintomas da menopausa?
A falta dos hormônios produzidos pelos ovários traz uma série de consequências para a saúde, por exemplo:
- Ondas de calor;
- Infecções no trato urinário;
- Maior incidência de problemas cardiovasculares;
- Dificuldade de se concentrar e problemas de memória;
- Secura na pele e mucosa vaginal;
- Cansaço;
- Ansiedade e depressão;
- Dores e incômodos nas articulações;
- Perda de massa muscular;
- Perda de massa óssea, com incidência aumentada de osteoporose e osteopenia;
- Insônia.
Além disso, a falta do estrogênio pode afetar a pele, bem como os vasos sanguíneos, que ficam mais frágeis.
Menopausa e varizes: qual a relação?
Neste ponto, devemos lembrar que as varizes são veias doentes que, devido ao mau funcionamento e à dificuldade de mandar o sangue de volta ao coração, tornam-se dilatadas e tortuosas.
Quando a mulher entra na menopausa, as diversas alterações hormonais pelas quais ela passa favorecem o surgimento ou agravamento das varizes.

Isso porque, principalmente a falta do estrogênio, afeta as paredes das veias, fazendo com que elas fiquem mais suscetíveis ao enfraquecimento e inflamação.
Além disso, um dos sintomas da menopausa é a perda de massa muscular, o que torna os músculos em geral mais fracos (inclusive os da panturrilha), dificultando o retorno sanguíneo ao coração.
Assim, esses fatores favorecem significativamente o surgimento de varizes ou o agravamento daquelas já existentes.
Então, se não receberem o devido tratamento, essas veias já comprometidas podem acarretar em casos mais graves, como inflamações (flebites), trombose venosa ou dermatite ocre.
Dessa forma, recomendamos que a paciente trate devidamente as varizes já existentes para evitar a piora do quadro, realize exames para avaliar a circulação e adote medidas de prevenção das varizes.
Como prevenir as varizes na menopausa?
Apesar da menopausa demandar maior atenção no que se refere às varizes, a prevenção deste problema não é muito diferente do que em outras fases da vida da paciente.
Assim, a mulher poderá adotar uma série de medidas, por exemplo:
- Cessar o tabagismo;
- Evitar o sobrepeso ou a obesidade;
- Praticar atividade física;
- Ter uma alimentação saudável;
- Beber água na quantidade ideal;
- Usar meias de compressão, se indicado pelo médico.
Além disso, fazer o check up com médico vascular regularmente é essencial nesta etapa.
Por isso, caso você esteja na menopausa, não deixe sua saúde vascular de lado. Isso poderá fazer toda a diferença para sua saúde e qualidade de vida!