Endoprótese vascular: saiba mais
A endoprótese vascular é um avanço da medicina que possibilita a execução de procedimentos minimamente invasivos para solucionar problemas nas veias e artérias.
Esta inovação se dá na década de 90, mas é a partir dos anos 2000 que as cirurgias com a utilização de endopróteses passaram a ser mais usuais.
Existem diversos tipos de endopróteses que podemos utilizar, conforme cada caso. Em linhas gerais, elas são pequenos dispositivos de metal ou outros componentes que inserimos dentro das veias ou artérias e funcionam como uma espécie de armação, fornecendo o suporte necessário para estas estruturas.
Assim, sua colocação é uma alternativa muito menos invasiva do que as cirurgias abertas, além de ser um procedimento mais rápido e seguro.
Quais doenças podem ser tratadas com a endoprótese vascular?
Atualmente, a endoprótese vascular pode ser utilizada para tratar uma ampla gama de doenças.
Conforme a necessidade de cada indivíduo, podemos utilizar diferentes tipos de estruturas e auxiliar pacientes com os mais diversos problemas, por exemplo:
- Trombose;
- Embolia;
- Fístulas;
- Trauma em artéria;
- Obstrução de veias ou artérias;
- Hemorragias;
- Lesão periférica;
- Malformações das veias ou artérias.
Assim, com base na doença a ser tratada usamos diferentes tipos de endopróteses, por exemplo, em forma tubular, aorto uni-ilíaca ou aorto bi-ilíaca.
Como funciona o procedimento?
A cirurgia para colocação de uma endoprótese é um procedimento muito menos invasivo que a cirurgia tradicional.
Neste caso, não é necessário fazer um grande corte, pois fazemos apenas punções ou alguns casos uma pequena incisão na virilha ou no punho do paciente.
Além disso, o tempo de realização do procedimento é muito menor, assim como as chances de complicações.
Em uma cirurgia convencional, precisamos de um tempo mais longo de internação e a recuperação costuma ser mais lenta e dolorosa.
Já no caso da colocação de uma endoprótese, a alta do paciente ocorre no mesmo dia ou no dia seguinte. Além disso, o pós-operatório é mais ameno e com menores chances de complicações.
Assim, o paciente consegue retomar a rotina mais rapidamente, recuperando sua qualidade de vida e bem-estar.
E após a colocação da endoprótese vascular?
Devemos lembrar que, apesar de ser um procedimento mais simples, a colocação da endoprótese apresenta certo grau de complexidade e requer alterações no estilo de vida do paciente para garantir o sucesso do tratamento.
Assim, ele deverá adotar medidas, como:
- Praticar atividades físicas;
- Evitar a obesidade ou o sobrepeso;
- Manter uma dieta equilibrada;
- Não fumar.
Além disso, o paciente deverá manter visitas regulares ao médico vascular de modo a fazer o devido monitoramento de seu quadro.
Então, não deixe de fazer check ups periódicos e, se necessário, procurar um médico especialista para avaliar seu caso e adotar o melhor tratamento.
O post Endoprótese vascular: saiba mais apareceu primeiro em Clínica Vascullare.