Estou com os pés inchados, o que pode ser?
Os pés inchados nem sempre indicam algum problema de saúde mais sério. No entanto, se o problema persistir, o ideal será procurar um médico vascular.
Muitas vezes, o inchaço nos pés e tornozelo é causado pelo acúmulo de líquidos que pode ocorrer após ficarmos muito tempo em pé, sentados, ou fazermos longas caminhadas.
Além disso, ele pode ser comum na gravidez ou em pessoas mais idosas.
Na maioria dos casos, este incômodo deve passar ao repousarmos, bebermos bastante água e deixarmos as pernas para cima por alguns minutos.
Todavia, caso este problema seja recorrente ou acompanhado de outros sintomas, será importante procurar um médico.
Assim, podemos citar como principais sinais de alerta somados ao inchaço:
- Sensação de peso nas pernas;
- Dor nas pernas e pés;
- Pele da região lisa ou brilhante;
- Marcas na pele quando pressionada.
Quais podem ser as causas dos pés inchados?
Existem uma série de problemas de saúde que podem gerar o inchaço nos pés, por exemplo:
Insuficiência venosa (varizes)
Essa condição ocorre quando as veias da perna não conseguem bombear o sangue de volta para o coração. Então, como consequência, a paciente pode ficar com pernas e pés inchados.
Linfedema
O linfedema ocorre quando o sistema linfático não drena satisfatoriamente a linfa, causando inchaço.
Você poderá ler mais sobre esta doença clicando aqui.
Lipedema
O lipedema, também conhecido como síndrome gordurosa dolorosa, é uma doença na qual ocorre o acúmulo localizado de gordura, principalmente, nas pernas e tornozelos.
Temos um texto sobre o assunto e você poderá ler clicando aqui.
Além disso, existem outros problemas que podem causar o inchaço nos pés:
- Obesidade;
- Doenças renais;
- Diabetes;
- Doenças hepáticas;
- Uso excessivo de sal;
- Artrose;
- Traumas e lesões.

O que fazer para prevenir o inchaço dos pés?
Existem algumas medidas que podemos adotar para impedir que os pés fiquem inchados, por exemplo:
- Praticar atividades físicas - as atividades físicas favorecem a circulação e ajudam também a combater o sobrepeso ou obesidade;
- Manter hábitos de vida saudáveis - beber água, reduzir o sal, comer mais alimentos naturais e reduzir o consumo de alimentos industrializados são medidas que podem auxiliar na redução do inchaço;
- Uso de meias de compressão - as meias de compressão podem ser muito úteis no controle do inchaço. No entanto, é essencial consultar um médico vascular antes de comprá-las.
- Drenagem linfática – a drenagem pode ajudar a eliminar líquidos e aliviar o incômodo. Todavia, ela deve ser feita por profissionais habilitados para que não cause problemas.
Um ponto de atenção que devemos ressaltar é sobre o consumo de diuréticos. Isso porque, muitas pacientes, ao notar o inchaço, resolvem usar esse tipo de medicamento.
No entanto, isso não é ideal, visto que o diurético elimina não só a água, mas também outras substâncias importantes para o corpo e pode causar a desidratação.
Então, caso as medidas que citamos não auxilie na redução do inchaço dos pés, será essencial procurar um médico vascular para lhe auxiliar.
Não postergue a ida ao médico, isso pode fazer toda diferença na sua saúde e qualidade de vida!