Exame para varizes: como fazemos o diagnóstico?
Você sabia que é necessário fazer um exame para varizes para ter um diagnóstico mais preciso e selecionar o tratamento mais apropriado para cada paciente?
As varizes são um problema circulatório no qual as veias não conseguem fazer seu papel de bombear o sangue de volta ao coração. Dessa forma, o sangue se acumula e causa dilatação e deformidade destes vasos sanguíneos.
Diversos podem ser os graus de evolução dessa doença e, para chegar em diagnóstico preciso, é necessário procurar um médico vascular, que indicará o exame mais adequado para cada caso.
Exame para varizes: quais os principais?
Atualmente, contamos com algumas opções de exames para varizes, sendo os principais:
Ecodoppler
Também conhecido como ecografia vascular, este é um dos principais exames para avaliar o grau das varizes. Consiste em uma espécie de ultrassonografia que permite avaliar o fluxo de sangue nos vasos sanguíneos (artérias ou veias).
Sua realização é muito simples, similar aos ultrassons mais comuns, onde a pessoa se deita na maca e a examinamos com a sonda do equipamento.
Além disso, não possui contraindicações e podemos executá-lo na clínica sem desconfortos ao paciente ou necessidade de anestesia.
Então, para sua realização precisamos de um profissional capacitado por trás do equipamento e seus resultados possuem grande utilidade no diagnóstico e tratamento de diversas patologias, inclusive as varizes.
O ecodoppler é uma ferramenta indispensável para realizar procedimentos, como por exemplo, o tratamento de varizes e uma série de tratamentos endovasculares.
Fleboscopia
A fleboscopia é outra opção que podemos utilizar. Este exame consiste na transiluminação cutânea através do fleboscópio para visualizar os vasos sanguíneos em uma camada mais profunda da pele e não são visíveis a olho nu.
Assim, é um exame indolor muito eficaz para identificar quais as veias nutridoras dos vasinhos. Além disso, podemos utilizá-lo para guiar os procedimentos garantindo um melhor resultado.
Venograma
Outra opção menos comum, mas que pode ser necessário dependendo da localização das veias e artérias a serem avaliadas, é o venograma.
Este exame é uma espécie de raio X realizado com contraste, que nos permite ter uma visão de como o sangue está fluindo.
Cada caso será específico e demandará um exame distinto. O mais importante é que a tecnologia atual facilita a visualização das veias doentes e saudáveis, permitindo adotarmos um tratamento mais específico e com melhores resultados.

Por isso, é essencial você procurar um cirurgião vascular, caso tenha vasinhos e varizes.
Somente assim poderemos realizar um diagnóstico preciso e te ajudar com o melhor tratamento para seu quadro clínico!