Fístula para hemodiálise: entenda
A fístula para hemodiálise consiste em um acesso vascular que fazemos para garantir mais conforto e segurança para o paciente que necessita realizar este procedimento.
A hemodiálise é o tratamento que parte dos indivíduos que apresentam comprometimento do funcionamento dos rins precisa realizar.
Consiste em sessões nas quais o sangue é filtrado por uma máquina com intuito de remover impurezas, toxinas e eliminar o excesso de líquido, substituindo a função dos rins doentes.
Para tal, o paciente é ligado ao equipamento através de vasos sanguíneos e, se utilizássemos artérias ou veias comuns, elas não suportariam o elevado fluxo de sangue.
Por isso, fazemos uma pequena cirurgia para elaborar uma fístula arteriovenosa (FAV).
Como fazemos a fístula para hemodiálise?
O procedimento para a confecção da fístula consiste em unir uma artéria e uma veia para obter uma estrutura com um calibre maior e paredes mais resistentes.
Dessa maneira, a punção e o fluxo sanguíneo ficam mais fáceis, já que esta estrutura, além de mais forte, fica também mais saliente.
Normalmente, realizamos a fístula nos membros superiores, dando preferência ao antebraço menos usado pelo paciente, pois o risco de complicações é menor.

Fonte: UNA-SUS
Esta é uma cirurgia que deve ser realizada por um cirurgião vascular. É uma intervenção relativamente simples, feita com anestesia local e o paciente recebe alta logo após a finalização.
No entanto, ressaltamos que só será possível utilizar o acesso após cerca de 2 meses da sua realização. Isso porque, precisaremos de um tempo para que as estruturas ganhem força.
A realização da fístula traz vantagens ao paciente. Por exemplo, ele poderá usar o braço com pequenas limitações no dia a dia e teremos um acesso seguro ao sistema circulatório, sem necessidade de utilizar cateteres.
No entanto, sempre haverá a necessidade de puncionar o local com agulha, além de fazer curativo e compressão após as sessões de hemodiálise.
Quais cuidados necessários após realizar a fístula?
Logo após a confecção da fístula, é necessário cuidar da higiene do local para evitar infecções.
Para a sua maturação, poderemos indicar alguns exercícios específicos e será necessário evitar dormir em cima do braço, não carregar peso e não utilizar roupas apertadas.
No dia a dia, não indicamos usar este braço para medir a pressão arterial, aplicar medicamentos ou tirar sangue. Além disso, o paciente não deverá realizar depilação ou usar cosméticos na região sem a liberação do médico.
Assim, tendo todos os cuidados necessários, esta será uma excelente opção para quem precisa realizar a hemodiálise.
Isso porque, é um acesso que elimina a necessidade do uso de cateteres e, consequentemente, reduz o risco de infecções.
Então, não deixe de procurar um cirurgião vascular para realizar um procedimento seguro e com resultado eficaz!