Inicialmente, devemos entender que as varizes são um problema de circulação causado pelo mau funcionamento das veias das pernas, que não conseguem mandar o sangue de volta ao coração.
Então, tornam-se dilatadas e tortuosas e, de acordo com o grau de evolução, possuem maior ou menor calibre, fazendo com que o tratamento seja mais complexo quanto mais evoluídas estão.
A gestação é um momento de grandes transformações no corpo da mulher, que pode ter maior tendência a desenvolver as varizes.
Durante a gravidez, a grande quantidade de hormônios causa dilatação dos vasos, o que pode dificultar o retorno sanguíneo dos membros inferiores ao coração.
Além disso, conforme o neném cresce e o útero aumenta, ele passa a fazer pressão sobre as veias do abdômen, dificultando ainda mais o retorno sanguíneo.
Assim, estes fatores são importantes para o surgimento de novas varizes ou agravamento daquelas já existentes.
Devemos destacar que as varizes não são um impedimento para a gravidez. No entanto, o mais indicado é que a paciente procure um cirurgião vascular para tratá-las antes de engravidar, caso contrário, possivelmente terá um agravamento do quadro neste período.
O tratamento irá depender do grau de evolução das varizes e existem diversas técnicas que podemos adotar, por exemplo:
Escleroterapia
Este é o procedimento pelo qual tratamos as veias doentes a partir da injeção de medicamentos, também conhecido como “secagem de vasinhos”.
A quantidade de sessões necessárias e o tipo de substância que utilizaremos dependerá do calibre das veias e do quadro clínico da paciente.
Cirurgia de remoção das varizes com laser
A cirurgia de varizes com laser é um procedimento minimamente invasivo, no qual fazemos a obliteração da veia pela energia do laser sem a necessidade de cortes maiores, como nos procedimentos tradicionais.
Neste caso, o pós-operatório é menos dolorido e a recuperação mais rápida quando comparado à cirurgia comum.
Este é um método que usamos para tratar quadros de varizes mais evoluídos.
Existem algumas medidas que podem ajudar a prevenir as varizes ou minimizar seus sintomas na gestação, por exemplo:
Se, ainda assim, as varizes surgirem, precisaremos observar o quadro por cerca de 6 meses após o ganho do neném antes de iniciar qualquer tratamento. Isso porque, elas podem sumir espontaneamente.
Mas, caso você já tenha varizes e queira engravidar, o ideal é consultar um cirurgião vascular e realizar o tratamento antes da gestação!
Clínica Vascullare
Edifício Pedro Basso
R. Alm. Barroso, 1293, 12º Andar – SL 1201
Centro, Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3025-4003
WhatsApp: (45) 99992-9324
Ecografia Vascullare
Centro Clínico
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8000 Ramal 8654
WhatsApp: (45) 99116-9325
Centro Clínico
Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8001
WhatsApp: (45) 99116-9325
Policlínica Medianeira
Av. Soledade, 1993
Centro
Medianeira/PR
Telefone: (45) 3264-0960
WhatsApp: (45) 99969-1573
© Clínica Vascullare - 2021 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.