Homens têm varizes? Saiba mais!
Será que homens têm varizes? Esta é uma dúvida bastante comum e neste texto falamos mais sobre o assunto!
Quando falamos de varizes, temos a ideia equivocada de que elas só ocorrem em mulheres. No entanto, a realidade é que de 20 a 30% dos homens também podem desenvolvê-las.
O que ocorre é que, seja por vergonha ou falta de informação, muitos homens não procuram ajuda para tratar este problema.
Então, como consequência, sofrem com as dores, inchaço e sensação de cansaço nas pernas a ponto de terem seu dia a dia impactado.
Inclusive, isso pode ser perigoso, pois as varizes são um problema de saúde e merecem atenção.
Quais as causas das varizes nos homens?
As varizes nos homens são causadas pelos mesmos motivos que nas mulheres.
Assim, inicialmente devemos lembrar que os músculos da panturrilha são essenciais para a circulação adequada do sangue nas pernas, já que empurram o sangue de volta ao coração.
Dessa maneira, quando o paciente é sedentário, o enfraquecimento dos músculos pode favorecer o surgimento das varizes.
Existem uma série de outros fatores que podem desencadear esta condição, por exemplo:
- Envelhecimento;
- Alterações hormonais;
- Obesidade;
- Tabagismo;
- Alimentação inadequada;
- Sedentarismo.
Como será o tratamento?
O tratamento das varizes é totalmente possível e, o quanto antes procurar um médico, mais fácil será de tratá-las.

Isso porque, existem diversas técnicas para tratar esta condição e a escolha do método irá depender do nível de evolução da doença.
Assim, podemos citar como principais opções:
Escleroterapia com microespuma
A escleroterapia de varicosidades, conhecida popularmente como “secagem de vasinhos”, é realizada de forma ambulatorial com auxílio da crioanalgesia (anestesia pelo frio).
Escleroterapia ampliada com realidade aumentada
Tratamento de microvarizes e vasinhos realizada com auxílio do VeinViewer (GPS vascular) e crioanalgesia.
Escleroterapia com espuma densa
Tratamento para varizes “grossas”, quadros mais avançados da doença varicosa. Consiste em um tratamento ambulatorial para varizes realizado com auxílio do aparelho de ultrassom (Ecodoppler), VeinViewer (GPS vascular) e crioanalgesia.
Cirurgia de varizes – Fleboextração convencional
A cirurgia de varizes convencional para a retirada de veias safenas comprometidas consiste na realização de duas incisões na pele, uma na região da virilha e outra na perna e, então, extração da veia doente.
Todavia, seus efeitos indesejados como dor, hematomas (manchas roxas), cicatrizes, edema (inchaços) e necessidade de repouso prolongado, muitas vezes, não vão ao encontro com as expectativas dos pacientes.
Cirurgia de varizes – Fleboablação com endolaser
A cirurgia através do endolaser (laser endovenoso) é um método minimamente invasivo, sem necessidade de incisões, no qual realizamos a cirurgia para tratar dilatações venosas, principalmente nas veias safenas e veias perfurantes.
Assim, fazemos a obliteração da veia pela energia do laser, sem a necessidade de remoção cirúrgica.
Como vantagens desse método, temos a diminuição significativa da dor, hematomas, inchaço e retorno precoce às suas atividades diárias habituais.
Como vimos, diversas são as opções para resolver as varizes. Então, deixe de lado qualquer sentimento que te impeça de procurar ajuda.
Na nossa clínica estamos prontos para atender a todos com muito respeito e profissionalismo!