Geralmente, esse problema se manifesta nas extremidades inferiores, porém, outras áreas do corpo também podem ser atingidas.
Assim, para tratar e evitar os incômodos decorrentes dessa condição, é importante buscar pela avaliação do médico vascular.
Dessa forma, é possível entender as causas da má circulação e ter acesso a melhor forma de tratamento para o seu caso.
A má circulação é uma condição em que o fluxo sanguíneo não ocorre de forma eficiente, resultando em dificuldades no transporte de sangue, oxigênio e nutrientes para os tecidos e órgãos do corpo.
Isso pode ocorrer em diversas partes do sistema circulatório, mas é mais comum que a condição se manifeste nas pernas e pés.
As causas da má circulação podem variar e envolvem diferentes fatores, como por exemplo:
A má circulação apresenta uma grande variedade de sintomas.
Alguns dos sinais mais comuns associados à má circulação incluem:
É importante ressaltar que essas manifestações geralmente se agravam no final do dia.
Entretanto, os sintomas de inchaço também podem se intensificar durante o ciclo menstrual, em momentos de temperaturas mais elevadas ou ao utilizar calçados de salto alto ou sandálias rasteiras.
Se você quer saber como diferenciar o inchaço comum daquele que indica que algo não vai bem, temos este artigo em nosso Blog!
Uma das medidas eficazes é o uso de meias de compressão ou medicamentos que atuam diretamente nas veias do sistema circulatório, promovendo a melhora do tônus venoso e da resistência dos vasos sanguíneos.
Ademais, a adoção de práticas diárias pode trazer alívio ao desconforto causado pela má circulação.
Nesse sentido, é importante elevar as pernas ao final do dia, tomar banhos com água de temperatura morna, realizar massagens nas extremidades do corpo e utilizar calçados confortáveis.
Além dessas abordagens, é importante incluir a prática regular de atividade física ao cotidiano.
O exercício físico estimula a circulação sanguínea e fortalece o sistema cardiovascular.
Também deve-se manter uma alimentação equilibrada, com redução do consumo de sal e a inclusão de alimentos ricos em vitamina C e antioxidantes.
Se você quiser saber quais alimentos ajudam na circulação, acesse esse artigo em nosso blog!
Já em casos mais graves de má circulação, o cirurgião vascular pode indicar outros procedimentos ou tratamentos específicos para restabelecer o fluxo sanguíneo e minimizar as complicações associadas.
Então, ao identificar qualquer sintoma relacionado à má circulação, agende uma consulta com o especialista imediatamente e evite complicações futuras!
Clínica Vascullare
Edifício Pedro Basso
R. Alm. Barroso, 1293, 12º Andar – SL 1201
Centro, Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3025-4003
WhatsApp: (45) 9 9992-9324
Ecografia Vascullare
Centro Clínico
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8000 Ramal 8654
WhatsApp: (45) 9 9116-9325
Centro Clínico
Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8001
WhatsApp: (45) 9 9116-9325
Policlínica Medianeira
Av. Soledade, 1993
Centro
Medianeira/PR
Telefone: (45) 3264-0960
WhatsApp: (45) 9 9969-1573
© Clínica Vascullare - 2021 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.