Os vasinhos são capilares dilatados que se manifestam na superfície da pele, sendo motivo de muito desconforto estético.
Eles são mais comuns em mulheres e podem surgir não apenas nas pernas, mas também no rosto, tórax ou até mesmo no pescoço.
Assim, aproveitar a estação fria para tratá-los pode ser uma estratégia inteligente, uma vez que o inverno contribui para a eficácia e recuperação de procedimentos que visam a eliminação dos vasinhos.
Os vasinhos são pequenos vasos sanguíneos vermelhos ou roxos que se alargam e se localizam na superfície da pele.
O principal incômodo causado pelos vasinhos é de natureza estética, uma vez que eles são facilmente visíveis, especialmente em peles mais claras.
A formação dos vasinhos acontece como resultado de alguma pressão exercida sobre os vasos sanguíneos, o que leva ao alargamento de suas paredes.
Esse processo pode ocorrer, por exemplo, quando problemas no sistema circulatório impedem o adequado bombeamento do sangue para o coração, resultando no acúmulo desse sangue nos capilares.
Entre os principais fatores que levam à formação dos vasinhos, destacamos:
A técnica da escleroterapia, popularmente conhecida como "secagem de vasinhos", é muito utilizada no tratamento dos vasinhos.
Neste procedimento, realizamos injeções de medicamentos que causam irritação na camada interna da veia, resultando na sua gradual eliminação.
Diversas substâncias podem ser utilizadas com esse propósito, de acordo com o estágio de desenvolvimento dos vasinhos em cada paciente.
Se você quiser saber mais detalhes sobre como é feita a secagem de vasinhos, acesse esse texto em nosso blog!
Ademais, para garantir o máximo conforto da paciente durante o procedimento, utilizamos a crioanalgesia, que é uma forma de analgesia a frio.
Além disso, podemos contar com a ajuda do VeinViewer, um equipamento de GPS vascular que nos fornece uma visão aprimorada, permitindo-nos identificar o que não seria possível enxergar apenas com os olhos.
Existem várias razões que tornam o tratamento de vasinhos e varizes no inverno uma opção mais adequada e benéfica para os pacientes.
Uma vantagem significativa é a maior facilidade no uso de faixas e meias de compressão durante o pós-operatório, graças ao clima ameno que prevalece durante essa estação.
Ademais, vale lembrar que quaisquer hematomas ou manchas de pele que possam surgir como efeito colateral terão tempo suficiente para desaparecerem antes da chegada do verão e exposição ao sol, que tende a piorar esses quadros.
Outro ponto importante a considerar é que, durante o inverno, as atividades ao ar livre que exigem o uso das pernas, como caminhadas ou exercícios mais intensos, tendem a ser menos frequentes.
Isso pode permitir uma recuperação mais tranquila, evitando sobrecargas nas pernas que poderiam interferir no processo de tratamento.
Então, se você apresenta vasinhos nas pernas, não deixe de buscar auxílio profissional para cuidar da sua saúde vascular.
Aproveite os dias mais frios para iniciar o seu tratamento o quanto antes!
Clínica Vascullare
Edifício Pedro Basso
R. Alm. Barroso, 1293, 12º Andar – SL 1201
Centro, Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3025-4003
WhatsApp: (45) 99992-9324
Ecografia Vascullare
Centro Clínico
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8000 Ramal 8654
WhatsApp: (45) 99116-9325
Centro Clínico
Hospital Ministro Costa Cavalcanti
Av. Parati, 737 – Vila A
Foz do Iguaçu/PR
Telefone: (45) 3576-8001
WhatsApp: (45) 99116-9325
Policlínica Medianeira
Av. Soledade, 1993
Centro
Medianeira/PR
Telefone: (45) 3264-0960
WhatsApp: (45) 99969-1573
© Clínica Vascullare - 2021 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.